Título: Poucas delegacias
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/12/2005, País, p. A5

A prevenção à violência contra a mulher no Brasil, principalmente a violência doméstica, tem tido crescimento muito tímido no país. A conclusão apontada pelo IBGE mostra que em 2004 apenas 345 municípios tinham Delegacias de Mulheres.

Segundo levantamento do Instituto, apesar de todos os estados contarem com pelo menos uma delegacia especializada em atender mulheres, quando se observa o tamanho das populações dos municípios, verifica-se que nenhum dos 1.359 municípios com até 5 mil habitantes tem toda essa estrutura.

A primeira Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher foi criada em São Paulo, no início da década de 1980. As atribuições destas delegacias variam conforme o Estado e em algumas localidades elas são responsáveis por atender não só mulheres, como também crianças, adolescentes, homossexuais e idosos.

Os percentuais de municípios com este serviço nos Estados variam de 1,7% na Bahia a 18,2% no Mato Grosso do Sul. São Paulo, o Estado pioneiro no país na adoção desse serviço, tem delegacias especializadas no atendimento à mulher em 17,5% dos 645 municípios do Estado.

A região Sudeste se destaca com 10,1% dos municípios com delegacias especializadas para atendimento à mulher e o Nordeste tem o menor percentual, com 2,8%.

Apenas em 12 dos 34 municípios com mais de 500 mil habitantes foi informado haver mais de uma Delegacia de Mulheres. A grande maioria desses municípios está localizada na região Sudeste (10). Há ainda um na região Nordeste e outro no Sul.