O Estado de S. Paulo, n. 47875, 14/11/2024. Economia & Negócios, p. B12
Banco que implantou jornada de quatro dias teve ganhos em várias áreas
Com atuação no competitivo mercado financeiro, o Efí Bank está dois anos à frente no debate pelo fim da escala 6x1, como estão sendo chamadas as discussões sobre redução da jornada de trabalho na Câmara dos Deputados. Especializado em serviços e tecnologia de meios de pagamento para empresas, o Efí implantou a jornada de quatro dias há mais de dois anos. Além de manter a produtividade similar à da jornada de cinco dias, cresceu dois dígitos anuais, conforme planejado. Entre junho de 2022 e o mesmo mês deste ano, mediu outros resultados positivos na ponta do lápis: aumento da taxa de retenção da empresa de 78,37% para 89,58% e queda de 81% nos pedidos de demissão.
Melhoria do trabalho
Na ponta dos líderes, 94% viram melhorias na qualidade do trabalho; 88%, menos ausências por questões pessoais; 68% perceberam alto impacto na qualidade do trabalho entregue, 98% classificam como grande o resultado na satisfação de seu time e 96% perceberam maior impacto no senso de pertencimento do time.
Mais qualidade de vida
Também houve redução no número de atestados médicos, pois os funcionários se organizam para cuidar da saúde e dos filhos nos dias de folga. Além disso, 98% se sentem mais dispostos e descansados, 96% entendem que a empresa se preocupa com sua saúde mental e 100% da equipe diz ter melhor qualidade de vida.