Título: Majella critica governo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/12/2005, País, p. A2

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Geraldo Majella Agnelo, 71, usou a ironia para comentar as últimas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os escândalos de corrupção que há seis meses tomaram conta do país - o presidente disse que as CPIs instaladas no Congresso para apurar as denúncias não comprovaram a existência do ''mensalão''. - Acho que o presidente Lula precisa ver melhor. Se os mensalões, as transferências irregulares e o caixa dois não são nada, então o que são? - perguntou o cardeal primaz do Brasil.

De acordo com d. Geraldo, 2005 foi mais um ano que o ''governo perdeu no aspecto social''.

- Sinceramente, desejo que 2006 seja o ano de redenção do governo federal em relação aos programas que possam beneficiar diretamente os mais sofridos, os mais necessitados. O que não podemos mais aceitar são promessas em vão.

Dom Geraldo também criticou a política econômica adotada pelo presidente Lula. Segundo o cardeal, há um ''passivo'' social no país que se acumula na gestão do presidente Lula. Ao ser indagado sobre a decisão do governo brasileiro de quitar a dívida com o FMI (Fundo Monetário Internacional), o presidente da CNBB também foi irônico.

- A dívida interna permanece e, quem sabe, ainda é maior. É essa dívida para com a sociedade que precisa ser quitada. (FP)