Título: Ex-governador ganha voto religioso
Autor: Rodrigo Camarão e Solange Bagdadi
Fonte: Jornal do Brasil, 23/12/2005, País, p. A6

A pesquisa do Ibope revelou um resultado já esperado em relação à performance de Garotinho entre os evangélicos. Hoje, os que seguem a religião dariam 44% dos votos ao marido da governadora do Rio, contra 12% de Lula. O quadro favorável a Garotinho é parecido com o obtido na campanha de 2002 às eleições presidenciais, quando o atual secretário de Segurança Pública do Rio recebeu 15 milhões de votos dos evangélicos.

Apesar disso, Garotinho, que é evangélico, tenta desvincular sua imagem da religião:

- Defendo o estado laico. Tenho minhas convicções e não as nego, mas quero governar para todos - disse.

O PMDB também pediu ao Ibope que medisse o grau de aprovação do presidente Lula, da governadora do Rio, Rosinha Matheus, e do prefeito Cesar Maia. O levantamento revelou que 56% dos entrevistados desaprovam a atuação do presidente, sobretudo entre o sexo feminino, com nível superior, entre 16 e 24 anos.

A pesquisa encomendada pelo PMDB demonstrou que 50% dos entrevistados aprovam a atuação da governadora Rosinha Garotinho, contra 43% que desaprovam. A aprovação cresce entre os beneficiários dos programas assistencialistas do estado. Já entre os que têm nível superior de instrução, 71% desaprovam a atuação de Rosinha.

Já a atuação do prefeito do Rio, Cesar Maia, foi avaliada entre os níveis ótimo ou bom; ruim ou péssima. Os eleitores ficaram divididos. Metade dos entrevistados considera o seu governo ótimo ou bom e a outra metade, ruim ou péssimo.