Título: Ibope: Garotinho vence Lula no Rio
Autor: Rodrigo Camarão e Solange Bagdadi
Fonte: Jornal do Brasil, 23/12/2005, País, p. A6

Uma pesquisa encomendada ao Ibope pelo PMDB do Rio revelou que, se a eleição para Presidente da República fosse hoje, o candidato Anthony Garotinho (PMDB) ganharia com um total de 30% dos votos, enquanto Lula ficaria com 21% dos votos no Estado do Rio. O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin ganharia 8% dos votos, a senadora Heloísa Helena, 6% e o senador Cristovam Buarque, ficaria em último lugar com 1%. Os votos brancos ou nulos tiveram peso grande, com 24%.

Num cenário com o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB) no lugar de Alckmin, Garotinho fica com 29% e o tucano, com 12%. O presidente Lula chegaria a 21%

A pesquisa demonstrou que é exatamente na população mais carente, que se beneficia com os programas populares de assistência social e que têm grau de instrução até a quarta série do Ensino Fundamental (41%), que Garotinho cresce.

O ex-governador venceria na faixa de população com até dois salários mínimos de renda. Ele teria 40% dos votos.

- Meu discurso atinge os excluídos - afirmou Garotinho, que disputa no partido a candidatura a presidente.

- Os números vão crescer à medida que minha candidatura for se consolidando - acredita o secretário de Governo, que adiou pela terceira vez sua saída do governo.

Na região Norte - onde fica Campos, cidade natal do peemedebista - Garotinho pula para 59% dos votos. O que chamou a atenção também nessa categoria foi o total de votos brancos ou nulos (24%), o que demonstra que o eleitor carioca ainda está muito indeciso.

O presidente Lula está na frente das pesquisas quando o grau de instrução dos entrevistados é de nível superior, só ganhando de um ponto percentual de Alckmin. Porém, 34% da parcela mais bem informada da população optou pelo voto branco ou nulo.

No cenário que substitui Alckmin pelo prefeito de São Paulo, José Serra, o tucano ganharia os votos da população cujo grau de instrução é superior (18%), quase empatando com a senadora Heloísa Helena, que obteve 17%. No entanto, o total de votos brancos ou nulos nesta categoria seria bem alto, com 34%. Garotinho seria o favorito novamente entre aqueles que cursaram até a quarta série do Ensino Fundamental, se a disputa fosse com Serra.

O Ibope também avaliou a situação dos candidatos se fossem para um segundo turno. Garotinho venceria com 38% dos votos e Lula perderia com 27%. Brancos ou nulos teriam 29% dos votos. No segundo turno, enquanto Garotinho ganharia disparado entre os que estudaram até a 4a.série do Ensino Fundamental (45%), os votos brancos ou nulos dos que têm ensino superior chegaria em 51%. Quando a eleição é avaliada entre Garotinho e Alckmin, o primeiro candidato vence com 41% dos votos, contra 18% do segundo.

Se o candidato fosse José Serra, no lugar de Alckmin, no segundo turno, ainda assim Garotinho ganharia as eleições, com 38% e José Serra ficaria com 23%. Lula não estaria na disputa. Os votos brancos ou nulos seriam de 31%. Garotinho venceria no segundo turno em todas as categorias avaliadas grau de instrução, renda familiar, região e religião.

O levantamento foi feito entre os dias 10 e 17 de dezembro e foram entrevistados 1008 eleitores no Estado do Rio.