Correio Braziliense, n. 22544, 07/12/2024. Política, p. 4
Lula critica comunicação em recado direto para Pimenta
Mayara Souto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um duro recado ao PT, no encerramento de seminário organizado pela legenda, ontem, em Brasília. Demonstrou irritação com o domínio das rede sociais pela extrema-direita, resultado da pequena presença que ele e o governo têm nas plataformas.
“Há um erro no governo, na questão da comunicação, e sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame de que não está se comunicando bem. O PT tem culpa, meu governo tem culpa. Porque a gente não pode permitir, em nenhum momento, que alguém que pensa como a extrema-direita tenha mais espaço nas redes sociais do que nós, mais informações nas redes sociais do que nós e consiga projetar suas maldades mais do que a gente consegue projetar nossas bondades”, criticou.
Lula admitiu que tem parcela de culpa por esse domínio das redes pela extrema-direita. Nos bastidores, percebeu-se nessa afirmação um recado a Paulo Pimenta, secretário de Comunicação Social da Presidência, pois os dois têm relação de proximidade.
Afinal, o presidente citou Ricardo Stuckert, secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual, como contraponto.
“Há um equívoco meu na comunicação. O [Ricardo] Stuckert costuma dizer: ‘Presidente, o senhor é o maior comunicador do nosso partido. O senhor tem de falar mais’. É preciso que a gente comece a fazer as coisas do jeito que precisa ser feito”, cobrou. Rumores dão conta de que Pimenta não deve continuar à frente da comunicação do governo.
Lula promete uma nova postura para 2025. “Não estamos conseguindo colocar as coisas. Essa é uma das minhas preocupações, que quero começar a resolver no começo de ano”, adiantou.