Título: População do Japão diminui em 2005
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/12/2005, Internacional, p. A13

A população do Japão vai diminuir este ano pela primeira vez desde que começaram a ser feitos os registros, há mais de um século. A tendência que, segundo o governo, vai se manter, reduzirá a capacidade do país de gerar receita por meio de impostos e pagar a dívida pública.

Projeções oficiais dão conta que devem haver 10 mil mortes a mais do que nascimentos em 2005, no país. A diminuição é atribuída à queda na taxa de natalidade e ao aumento nas mortes ligadas doenças.

A redução registrada na população japonesa, atualmente de 126 milhões de habitantes, ocorrerá dois anos antes do que o governo previsto e provavelmente exigirá uma alteração nas previsões referentes à arrecadação fiscal destinada. A dívida pública do Japão, a maior entre os membros do G-7, alcançou o recorde de alta de US$ 6,8 trilhões.

O número de nascimentos no Japão vem caindo desde os anos 1970 e deve cair para 1,067 milhão em 2005, 44 mil a menos do que em 2004.

O número de mortes subiu 48 mil, chegando a 1,077 milhão, já que a população - mais envelhecida - está mais vulnerável a males como gripes.

Se os imigrantes forem levados em conta, a população do Japão deve ser reduzida em 4 mil em 2005.

No ano passado, foi contabilizado um aumento de 82.119 habitantes.

O ministro da Saúde, Jiro Kawasaki, revelou que pretende estimular idosos e mulheres a permanecerem na ativa. O governo também deve aumentar os benefícios para que as pessoas tenham filhos. As mulheres japonesas citam a dificuldade para cuidar de crianças, baixos salários para quem trabalha em tempo parcial e muitas horas de trabalho dos maridos para explicar o motivo de muitas não terem filhos ou terem apenas um.