Correio Braziliense, n. 22549, 12/12/2024. Economia, p. 7

Relator inicia conversas com bancadas
Arthur de Souza


O deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB -AL), designado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP -AL), como responsável pela análise do Projeto de Lei 4.614/2024 — que quer alterar o cálculo de reajuste do Fundo Constitucional (FCDF) —, começou as articulações para construção do texto que será votado no plenário da Casa.

Ao Correio, Bulhões ressaltou que o “pontapé inicial” das discussões ocorreu ontem. “Ainda não tem decisão nenhuma quanto a uma modificação de texto. Conversei com a minha bancada e com os coordenadores da matéria na bancada do PT. Estou colhendo as sugestões de modificações e supressões de texto para, em seguida, conversar com as bancadas”, detalhou.

Questionado se tem alguma opinião sobre a questão do FCDF, o parlamentar disse que não pode expressar opinião. “Tenho que ouvir. Vou relatar as opiniões das bancadas apresentadas aqui. Mas, por enquanto, tudo é dúvida. Estou começando agora, tivemos a primeira reunião”, comentou. O relator afirmou que vai ouvir a bancada do DF e o governador Ibaneis Rocha (MDB), sobre o Fundo Constitucional.

Expectativa

O deputado Alberto Fraga (PL) classificou como uma “boa escolha” o nome de Isnaldo Bulhões para a relatoria do projeto de lei. “Ele conhece os problemas do DF e tenho certeza absoluta que vai retirar essa maldade, que estão tentando fazer conosco, até porque o governador (Ibaneis) e o deputado (Bulhões) são do mesmo partido e isso vai nos ajudar”, garantiu. “As conversas (com as lideranças) estão indo bem e estou mais confiante de que tudo vai dar certo”, acrescentou.

Erika Kokay (PT) afirmou que a bancada do DF tem “grande expectativa” de que o relator possa compreender a importância de Brasília e impedir que haja mudanças no reajuste do Fundo Constitucional. “O deputado Isnaldo participou de toda a construção que tivemos, na Câmara, quando houve o retorno da medida do Senado, em 2023. Por isso, penso que temos um grande espaço para discutir com ele”, opinou. “Acho que o primeiro passo, de imediato, é fazer uma reunião da bancada com o deputado, para tentar sensibilizá-lo e, assim, impedir que haja qualquer prejuízo ao Fundo Constitucional”, avaliou a deputada.

Elogio

O governador Ibaneis Rocha aprovou a escolha de seu correligionário para a relatoria do PL. “Deputado experiente e muito respeitado”, descreveu o governador ao Correio. Isnaldo Bulhões foi relator de outros temas importantes no Congresso, como a medida provisória que reestruturou os ministérios do governo, no ano passado. De acordo com o chefe do Executivo local, a intenção agora é marcar uma conversa com o deputado federal, ainda durante esta semana.