Título: Aeroporto tem, enfim, segunda pista
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Fonte: Jornal do Brasil, 23/12/2005, Brasília, p. D3

Foi inaugurada, após dez anos de polêmica, a segunda pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Brasília. A solenidade, realizada ontem, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Carlos Wilson. O avião da Presidência da República, que partiu da base da Força Área Brasileira (FAB) com 20 trabalhadores a bordo, estreando a obra. O projeto da segunda pista, construída próxima ao Park Way, dentro do sítio aeroportuário, levou mais de dez anos para sair do papel. Problemas ambientais e disputas judiciais em função dos possíveis impactos que a nova pista poderia causar aos moradores de áreas vizinhas atrasaram o início da obra. A construção foi iniciada em junho de 2003. No total, foram investidos R$ 95 milhões.

A Infraero para compensar os danos ambientais teve que se responsabilizar pelo o plantio de 15 mil mudas de árvores nativas nas proximidades do aeroporto, a construção de um borboletário no Zoológico de Brasília e o remanejamento de aves e animais que viviam no local. No total, foram investidos R$ 30 milhões na contrapartida.

O presidente da Infraero afirmou que o aeroporto de Brasília será o primeiro do país a ter um sistema de medição de ruído, cuja implantação está prevista para o ano que vem. Além disso, a escolha do local da pista também procurou minimizar o barulho para os moradores vizinhos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva salientou que os problemas ambientais são resultado de uma legislação rigorosa:

- Acontece que no Brasil, toda vez que se quer fazer uma obra, hoje, tem-se uma legislação muito competente, uma legislação tão sofisticada quanto a de qualquer outro país do mundo e tem muitas instituições que cuidam do meio ambiente. E, quando está tudo certo, aparece alguém que entra com uma liminar e bloqueia essa obra por seis, sete, dez anos.

O Aeroporto de Brasília é o terceiro mais movimentado do país, ficando atrás apenas dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. (P.A.)