O Globo, n. 32.294, 06/01/2022. Brasil, p.6
Bolsonaro diz ser “maldoso” afirmar que ele estava de férias
Guilherme Caetano
Ao deixar o hospital na manhã de ontem, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ser “maldoso” dizer que ele estava de férias em Santa Catarina, onde passou o fim de ano, antes de interromper a viagem para tratar uma obstrução intestinal.
— (Sou) um presidente que não tem férias. É maldoso quem fala que estou de férias. Eu dou minhas fugidas de jet ski, dou uns cavalos de pau com carro no Beto Carrero. Agora recebi uma intimação aqui. Eu ia saltar (de paraquedas) em fevereiro, agora recebi um aviso do Macedo (médico) de que não vou mais. Ia saltar para promover o nosso KC-390 (jato da Embraer), por livre e espontânea vontade — disse ele.
Bolsonaro estava no litoral catarinense desde 27 de dezembro, onde andou de jet ski e fez um passeio ao parque temático “Beto Carrero World”, na cidade de Penha, entre outras atividades.
O presidente vinha recebendo críticas de políticos e nas redes sociais pela viagem ocorrer no momento em que as chuvas na Bahia atingiam inúmeras cidades, com 26 mortos e centenas de feridos. O governo federal recusou ajuda humanitária da Argentina às áreas alagadas, e Bolsonaro chegou a afirmar que esperava não “ter que retornar antes” do fim de sua folga. É praxe que presidentes da República compareçam a locais de tragédia para demonstrar solidariedade aos atingidos.
Novos hábitos
Na saída do hospital, o presidente disse que “vai ser difícil seguir” a dieta mais leve recomendada pela equipe médica.
— Eu posso falar. Eu não almoço, eu engulo. Na peixada, tinha uns camarõezinhos também. Eu engoli o peixe, comi o camarão — disse Bolsonaro, o único sem máscara no recinto para a coletiva de imprensa no hospital.
O presidente anunciou às 8h42m, pelo Twitter, que deixaria o hospital. “Alta agora. Obrigado a todos. Tudo posso naquele que me fortalece”. Na foto publicada, ele aparece ainda na cama vestindo um uniforme do clube de futebol Juventus, do bairro paulistano da Mooca. O presidente estava ao lado da equipe médica.
É a segunda vez em seis meses que o presidente é internado em São Paulo por conta de dores abdominais. Em julho de 2021, ele teve alta após cinco dias com diagnóstico de obstrução intestinal.
Jogo de futebol
Na noite de ontem , horas após deixar o hospital, Bolsonaro foi a Buriti Alegre (GO) assistir a um jogo de futebol com cantores sertanejos. O presidente deu um chute em uma bola no campo na partida beneficente organizada pelo cantor Marrone, da dupla com Bruno.
O presidente chegou de helicóptero pouco antes das 20 horas. No local, foi montado um corredor com grades, onde dezenas de moradores o aguardavam na entrada da cidade.
Bolsonaro, ao lado do cantor Marrone e do prefeito do município, André Chaves (PMDB), todos sem máscaras, passaram cumprimentando os presentes. O evento não estava na agenda oficial do presidente.