Correio Braziliense, n. 22555, 18/12/2024. Negócios, p. 10
Lula faz 17 indicações para agências
Mayara Souto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ontem, ao Senado, uma lista com 17 nomes de indicados à direção de nove agências reguladoras, como Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Todos os indicados serão sabatinados no Senado. O mandato à frente das agências dura quatro anos — a última escolha presidencial ocorreu em 2023.
Um dos destaques das escolhas presidenciais é Leandro Pinheiro Safatle, secretário adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde.
Ele foi indicado a diretor-presidente da Anvisa. O cargo é ocupado atualmente por Antonio Barra Torres, que esteve à frente do órgão durante a pandemia de covid-19.
Safatle é considerado uma “ótima” e “qualificada” escolha do presidente para a Anvisa. Ele já dirigiu a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), que faz parte da autarquia de saúde. Também para a Anvisa, foram definidos os nomes de Daniela Marreco Cerqueira e Diogo Penha Soares para integrar a diretoria.
Na área de energia, Artur Watt Neto, procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e especializado em direito do petróleo, foi o escolhido para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com ele, foi escolhido para o cargo de diretor da ANP o atual secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Pietro Sampaio Mendes.
Já para a direção-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), a indicação ficou com José Fernando de Mendonça Gomes Júnior.
Lula também indicou o atual diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio, para subir ao status de diretor-geral do órgão. Já para a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) foram escolhidos Alessandro Facure Neves de Salles Soares, como diretor-presidente, e Lorena Pozzo e Ailton Fernando Dias para integrar a diretoria.
Os indicados para a diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) foram: Larissa de Oliveira Rêgo, Cristiane Collet Battiston e Leonardo Góes Silva. Na Agência Nacional do Cinema (Ancine), a escolhida foi Patrícia Barcelos, que, atualmente, é diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC).
O presidente ainda trocou as escolhas para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para a posição de diretor-presidente, retirou a indicação do atual substituto, Tiago Sousa Pereira, para indicar o diretor da Infraero, Tiago Chagas Faierstein.
Além disso, o atual chefe da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Wadih Nemer Damous Filho, foi escolhido para diretor-geral da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).