Título: Governo quer dar fim à corrupção
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 27/12/2005, País, p. A3
Depois de enfrentar denúncias de compra de votos de parlamentares e caixa dois em campanha e três CPIs no Congresso, o governo federal anunciou ontem que pretende intensificar o trabalho de prevenção da corrupção. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o objetivo é colocar em prática em 2006 o Programa de Acompanhamento de Pessoas Politicamente Expostas.
Em entrevista à Radiobrás, ele afirmou que o ministério irá acompanhar os que ocupam altos cargos no governo e quem trabalha em cargos ''estratégicos'', como em comissões de licitações.
- É uma espécie de vacina contra a corrupção. Muitas vezes, a gente vê casos históricos em órgãos públicos de compra superfaturada, de corrupção, de enriquecimento ilícito por parte do agente público, o que não pode acontecer - ressaltou Barreto.
No início, será feito um levantamento no Banco Central e no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre pessoas envolvidas na política. Haverá controle também sobre quem trabalha com dinheiro público.