Título: Cristovam sobe no palanque
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/11/2004, Opinião, p. D2

O senador Cristovam Buarque (PT-DF) esteve na Federação das Indústrias do DF, há dois meses, no auge da guerra fiscal, e elogiou o governador Joaquim Roriz por impor represálias contra São Paulo. Anteontem à noite, de volta à Fibra, Cristovam lançou as bases da campanha do PT ao Buriti em 2006. Que pode até não ser a sua campanha pessoal a governador, mas certamente seguirá o tom duro empregado por ele no encontro com quase 100 empresários.

Cristovam enumerou o que ele considera ''doenças que molestam Brasília''. Partiu de uma referência ao surto de hantavirose para citar as mazelas da saúde pública, do crescimento desordenado, do transporte público, do trânsito, da educação e da segurança. Traçou sucessivos paralelos entre o seu governo e este. Criticou a extinção de programas como o Saúde em Casa e o bolsa-escola. Atacou as ''indústrias dos currais eleitorais e dos lotes''.

O senador fez várias propostas para estruturar o desenvolvimento e melhorar o sistema de transporte, mas classificou o projeto do trem-bala de um equívoco. E atribuiu ao atual modelo de desenvolvimento, baseado apenas no comércio e na construção civil, a raiz dessas ''enfermidades crônicas''. Ou seja, subiu no palanque.