Título: Importância da educação para o trânsito
Autor: Rogério Onofre
Fonte: Jornal do Brasil, 27/12/2005, Outras Opiniões, p. A13

A preocupação com o trânsito é hoje uma questão de cidadania. Possuímos altos índices de acidentes e de mortes decorrentes dos mesmos. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2000, cerca de 20 mil pessoas morreram no trânsito brasileiro. São números similares aos de uma guerra, que poderiam ser significativamente reduzidos, principalmente através da educação e da difusão de informações relativas à conduta adequada e segura ao volante.

Estudos revelam que 75% dos acidentes são causados por falhas humanas, como: imprudência, falta de atenção, desrespeito às leis e à sinalização, excesso de velocidade, entre outros. Ou seja, a maior parte dos acidentes poderia ser evitada, caso os motoristas adotassem posturas mais conscientes.

Por isso, a Secretaria de Estado de Transportes está desenvolvendo, através do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro/RJ), três projetos voltados para estimular a educação no trânsito. O Detro/Municípios, que objetiva criar uma cultura preventiva de trânsito nos atores do poder público, através do processo ensino aprendizagem, o Detro-Segurança no Trânsito, uma parceria na área educacional envolvendo os prestadores de serviço (empresas de ônibus), os trabalhadores (rodoviários) e os usuários do transporte intermunicipal, num processo educacional voltado para os prestadores de serviço. E, por fim, o Legal é ser Legal, voltado para Educação para o Trânsito como disciplina no Ensino Fundamental. Acreditamos que, por meio de ações educativas, é possível promover a melhoria contínua do transporte.

Assim, investindo na formação das crianças, que conhecerão seus direitos e deveres no trânsito, estamos contribuindo para o surgimento de motoristas e pedestres melhores e mais responsáveis. Além disso, o aluno funciona como um multiplicador da informação. Em geral, os jovens transmitem o que aprendem na escola a seus pais, o que trará também a conscientização dos adultos.

Para implantarmos estes programas, iniciativas pioneiras, estamos estimulando parcerias entre o estado e as prefeituras fluminenses. Por ser focado especialmente na educação, o projeto ''Legal é ser Legal'' tem caráter preventivo e visa contribuir para uma convivência harmônica entre pedestres, motoristas e usuários do sistema de transporte coletivo, com respeito mútuo a seus direitos e deveres.

Acreditamos que o poder público, em parceria com a sociedade civil organizada, é capaz de construir cenários educativos que ultrapassem os limites da escola, e envolvam a comunidade numa discussão coletiva, promovendo uma grande melhoria da qualidade de vida. Investir em educação é sempre acreditar que é possível mudar e construir um futuro mais digno.

Rogério Onofre é presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro)