Título: Sucessão de Benício domina a pauta
Autor: Helena Mader
Fonte: Jornal do Brasil, 18/11/2004, Brasília, p. D3

Barcellos e Pedro Passos no páreo

As eleições para a escolha dos novos membros da Mesa Diretora da Câmara Legislativa serão realizadas no dia 15 de dezembro, mas, nos bastidores da Casa, a disputa pela presidência do Legislativo local já começou. Alguns nomes surgem como possíveis candidatos à sucessão de Benício Tavares (PMDB), que viu frustrados seus planos de reeleição depois do escândalo que envolveu seu nome com exploração sexual de menores. O deputado Fábio Barcellos (PFL) é apontado como o candidato da base governista preferido pela oposição. O distrital confirma que colocou seu nome à disposição dos aliados do Buriti, mas não gosta da associação com os deputados petistas e do bloco independente.

- A oposição é uma viúva com quem todo mundo gostaria de casar, mas essa associação é uma maldade, para me queimar com o governo - garante Barcellos.

Outro nome que surge com força dentro da base governista é o do deputado Pedro Passos (PMDB). Ele explica que, se a disputa for acirrada, pode não haver compromisso com a proporcionalidade.

- Nada impede que os cinco cargos da Mesa Diretora sejam ocupados por membros do partido. Certamente haverá um nome de consenso dentro do PMDB, mas queremos também um entendimento entre todos os partidos da base governista.

A líder do governo, Anilcéia Machado (PMDB), garante que a eleição para a Mesa Diretora ainda não foi discutida entre os aliados do Buriti.

- A partir dos próximos dias vamos aprofundar essa discussão. A idéia é buscar um entendimento para construir um grande acordo - explica.

No próximo dia 15, além dos membros da Mesa Diretora - presidente, vice, e ainda o 1º, 2º e 3º secretários da Casa - serão escolhidos os deputados distritais que presidirão as nove comissões do Legislativo.