Título: Promessa de bons negócios
Autor: Rafael Baldo
Fonte: Jornal do Brasil, 18/11/2004, Brasília, p. D4

Operadores de outros estados vêem vocação de Brasília no turismo de eventos

Como vender o turismo de Brasília para turistas de todo o País? Dez operadoras de turismo de seis estados brasileiros vieram descobrir, na semana passada, como fazer de Brasília uma parada obrigatória para os viajantes. Os resultados são animadores, pelo menos para a área de eventos e negócios. Como resultado da 1ª Rodada de Negócios em Turismo, realizada na semana passada, muitos contatos com empresas do DF foram abertos. As negociações, no entanto, ainda estão começando. - A maior vantagem de Brasília é a localização - revela a operadora de viagens Juliana Medeiros, de São Paulo. Por estar bem no meio do Brasil, Brasília atrai cada vez mais eventos nacionais. Mesmo assim, os atrativos extras de outras cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo, ainda têm a preferência dos turistas.

Os donos de bares e restaurantes da região participaram das negociações, mas não conseguiram os resultados esperados. Boa parte trouxe apenas um folheto apresentando o local, estratégia considerada pouco atrativa para as operadoras de viagens.

- Talvez os empresários de entretenimento de Brasília não sabiam o que encontrar e como fechar negócio - opina o agente de viagens José Eduardo Raffaine, de São Paulo. Os convênios junto a bares e restaurantes poderiam aumentar os atrativos, segundo Raffaine.

Conhecida como uma boa capital de eventos, Brasília ainda é pouco convidativa para o turismo de lazer. Mas a empresária Cláudia Mendonça, dona de uma agência em Manaus, acredita no potencial da região.

- Nossa idéia é usar a cidade como trampolim para os pacotes da Pousada do Rio Quente - explica. Neste tipo de pacote, os turistas ficam dois dias em Brasília antes de partirem para a Pousada. A alternativa de explorar o turismo cívico agradou as operadoras, mas não é compartilhada por todos.

O agente José Raffaine acha a promoção dos monumentos cívicos muito antiquada. Para ele, é fundamental terminar obras como o Centro de Convenções, mas sem esquecer de renovar a imagem histórica da cidade.

- Civismo não vende pacote turístico, não do jeito que é divulgado. Brasília não mostra como deveria a sua modernidade - argumenta Raffaine. Apesar das críticas, todas as empresas elogiaram a iniciativa e pretendem destacar a cidade para os turistas.