Título: Escada polêmica
Autor: Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 30/12/2005, País, p. A2

A votação da peça orçamentária para 2006 ficou ontem refém de uma escada Magirus, usada por bombeiros para combater incêndios em prédios altos.

Furioso por não ganhado verba de R$ 8 milhões para a primeira Magirus de Teresina (PI), o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) anunciou que a votação do Orçamento ''subiu no telhado''.

- E é um telhado pegando fogo.

Segundo ele, foi descumprida uma promessa do governo de incluir a verba no Orçamento. Por isso, a oposição iria obstruir a votação.

- Você pode imaginar uma cidade de 800 mil habitantes sem um sistema de combate a incêndios nos prédios? Tenho que ter os olhos voltados em quem me mandou para cá - justificou o senador.

O assunto dominou parte da sessão de ontem da Comissão Mista de Orçamento. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) solidarizou-se com o colega.

- Combate a incêndio é uma coisa grave. E nós acabamos de ter um exemplo disso aqui - disse Tuma, em referência ao incêndio nessa semana em um prédio do INSS, em Brasília.

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), um tanto constrangido, reconhecia que a briga por uma escada Magirus ''é uma boa causa'', ao mesmo tempo em que pedia mais equilíbrio.

- Não se pode paralisar o Orçamento por uma escada - argumentou. (FP)