Título: Evo Morales ataca Bush novamente
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/12/2005, Internacional, p. A11

O presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, disse em entrevista à rede de tevê Al Jazira que o presidente dos Estados Unidos, George Bush, é ''o único terrorista'', e denunciou uma ''guerra suja'' da América contra ele.

- Bush é o único terrorista, porque intervém militarmente nos assuntos de outros países. Isso é terrorismo de Estado, mas aqueles que reivindicam seus direitos, esses não são terroristas - disse Morales. - Eles (a administração dos EUA) são os assassinos, lançam uma guerra suja contra nós - emendou o líder cocalero, chamando a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, como Dona Condolência (O apelido foi cunhado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez).

Morales também se referiu à presença militar dos EUA na Bolívia, e advertiu que não permitirá que soldados americanos saiam de suas bases fardados, porque ''quero fazê-los respeitar a Constituição de nosso país''. O uniforme garantiria uma espécie de salvo-conduto aos militares. Ao explicar seus planos para nacionalizar os recursos petrolíferos e do gás, Morales repetiu que não pretende confiscar as propriedades das companhias estrangeiras que investiram no país.

- Se aceitarem ser nossas parceiras, daremos as boas-vindas, mas, segundo novas regras, não do pressuposto de que estas companhias são donas legítimas de nossos recursos naturais - disse.

- Queremos ser parceiros em pé de igualdade para nos beneficiar das receitas, criar novos empregos, erradicar o analfabetismo e fazer da Bolívia uma nação industrial - esclareceu, completando: - Precisamos de parceiros e não donos; vou me coordenar com o presidente Chávez, com os presidentes do Brasil e da Argentina e de outros países, em uma campanha para recuperar o controle de nossos recursos naturais sem esperar que os EUA ou o Banco Mundial venham nos ajudar.