Título: Petrobras anuncia novas descobertas
Autor: Ricardo Rego Monteiro
Fonte: Jornal do Brasil, 30/12/2005, Economia & Negócios, p. A19

Às vésperas de alcançar a tão sonhada auto-suficiência da produção de petróleo, a Petrobras encerra o ano de 2005 com um pacote pródigo de boas notícias. Ontem, a estatal divulgou para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) um comunicado no qual declara a comercialidade de três novos campos de óleo leve e gás natural. Localizados nas Bacias de Santos e Espírito Santo, os campos foram batizados de Uruguá, Tambaú e Canapu, este último na costa capixaba. Todos os campos são operados com exclusividade pela Petrobras, que detém 100% da concessão. Os novos campos elevam para cinco o número de declarações de comercialidade de campos de óleo e gás da Petrobras em 2005. As outras duas foram o campo gigante de Papa-Terra, na Bacia de Campos, e Inhambu, na Bacia Terrestre do Espírito Santo.

Os campos de Uruguá e Tambaú estão situados na Bacia de Santos, em frente à cidade do Rio do Janeiro, a 160 quilômetros da costa, em lâmina d'água entre 1 mil e 1,4 mil metros. Ambos resultam dos planos de avaliação do antigo Bloco BS-500, também na Bacia de Santos.

A empresa informou por um comunicado que o campo de Uruguá tem um volume estimado de 250 milhões de barris de 33 graus API. O volume de petróleo e gás do campo está estimado em 467 milhões de barris de óleo equivalente. Já o campo de Tambaú é formado por uma acumulação de gás com volume estimado de 48,5 bilhões de metros cúbicos (305 milhões de barris de óleo equivalente).

Com relação ao campo de Canapu, a Petrobras informa pelo mesmo comunicado que os estudos geológicos preliminares indicam um volume estimado de cerca de 8,5 bilhões de metros cúbicos de gás (53,5 milhões de barris de óleo equivalente) e 47,2 milhões de barris de condensado e óleo, totalizando 100,7 milhões de barris de óleo equivalente. Canapu está localizado a cerca de 100 quilômetros a nordeste do litoral da cidade de Vitória e 17 quilômetros a leste do campo de óleo de Golfinho.

As novas descobertas, segundo o comunicado, aumentam a probabilidade de cumprimento da meta ''de elevar a produção de óleo e gás natural para 2,86 milhões de barris por dia em 2010, só no Brasil''.

''Além de garantir o crescimento contínuo da produção, as novas descobertas demonstram o acerto do programa exploratório da companhia, que enfatiza a atuação em águas profundas e ultraprofundas, as pesquisas em novas fronteiras e a retomada dos trabalhos em terra, para permitir uma relação reserva/produção de longo prazo e, conseqüentemente, garantir a sustentabilidade da auto-suficiência, que será alcançada nos próximos meses'', afirmou a empresa, ao ressaltar a proximidade da auto-suficiência, prevista para o segundo trimestre deste ano.