Título: Trechos da entrevista
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/01/2006, País, p. A3

Erros O presidente Lula admitiu erros da gestão, no entanto, reduziu a responsabilidade ao partido: ¿O PT cometeu um erro que é de uma gravidade incomensurável. Todo mundo sabe, e sabe o PT hoje, quem cometeu os erros. O partido tem consciência da gravidade do problema. Tem consciência da encalacrada em que se meteu¿.

Punições

Lula comparou o PT a uma família para dizer que o todo não é responsável pelo erro de uma parte. E disse que os ¿culpados¿ foram punidos: ¿São erros. E tanto é que foram punidos. O Genoino saiu da presidência do PT. O Silvinho não está mais no PT. E o Zé Dirceu perdeu o mandato. O Delúbio também saiu do PT¿.

José Dirceu

O entrevistador perguntou por duas vezes se Lula se sentia traído por José Dirceu. O presidente saiu pela tangente e não respondeu objetivamente a nenhuma das perguntas. ¿No caso do Zé Dirceu, diferentemente do Delúbio que assumiu a responsabilidade, o Zé Dirceu ainda não definiu seu processo. Ele foi cassado, vai ter o relatório da CPI... Vamos aguardar para ver o que vai acontecer¿. Lula também desconversou e não respondeu se queria o ex-deputado como cabo eleitoral: ¿Veja, porque eu fui perguntado se o Zé Dirceu ia no palanque... Enquanto não forem julgadas, todas as pessoas são inocentes. Vamos aguardar o processo¿.

CPI

Lula admitiu que quando o PT estava na oposição utilizava as comissões para fins políticos: ¿A CPI é uma conquista da democracia brasileira. E o PT durante muito tempo se utilizou de CPI para fazer política¿. O petista também afirmou que o teor dos relatórios parciais não são a expressão da verdade: ¿Nós já tivemos outras dezenas de CPIs, em que os relatórios diziam coisas e que depois, na hora da apuração cientificamente feita pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público as coisas não foram como estavam no relatório¿.

Reeleição

Lula disse que não tem pressa em anunciar sua candidatura: ¿E por isso que eu digo que não haverá medida populista, que eu não tomarei nenhuma atitude, nenhuma, nenhuma atitude que signifique: ah, o presidente está fazendo isso aí por causa da eleição. Vou fazer o que tem que ser feito no Brasil. O Brasil consolidou e é isso que eu peço que o povo brasileiro acredite. ¿.

Crítica a FH

De forma velada, Lula criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a Emenda Constitucional que possibilitou sua reeleição: ¿Fui contra a reeleição. Aliás, em 94, derrubaram com medo que eu ganhasse as eleições. E, depois que não ganhei, eles aprovaram a reeleição. O Brasil estava caminhando para dar certo quando vieram as eleições. Aí meteram os pés pelas mãos e não deu certo. Quer pegar exemplo? A reeleição de 1996. O Brasil estava num momento bom. Se não fosse a reeleição...¿.