Título: Dirceu e o 'factóide'
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/01/2006, País, p. A3

O ex-deputado federal e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu afirmou em entrevista publicada sábado pelo jornal argentino ''Página/12'' que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 50% de chance de vencer em outubro. O ex-deputado ressaltou que não existem provas de corrupção do governo petista e declarou que está pronto para lutar ''de corpo inteiro na campanha (pela reeleição do presidente Lula), como militante ou como advogado''. - Não há nada atingindo o governo ou o Lula. Mas também não se deve dramatizar diante da hipótese de derrota, perder é parte do jogo democrático: o PT e Lula podem voltar em 2010 ou em 2014 - disse Dirceu, segundo o jornal.

O ex-ministro afirmou que o mensalão é um ''factóide'', uma mentira criada ''pela imprensa conservadora e a oposição''. Em sua primeira entrevista a um meio de comunicação estrangeiro após perder ser cassado, Dirceu contou ainda que almoçara dias antes com o ministro Antonio Palocci (Fazenda), mas que não discutiu com ele suas divergências sobre a política econômica no país.

- Conversamos sobre a conjuntura e sobre o futuro do país, falamos muito de política, dei apoio a ele neste momento de ofensiva de denúncias contra ele.

Palocci, segundo afirmou Dirceu, não será candidato à Presidência da República. Questionado sobre o que faria, caso Palocci viesse a ser o candidato petista, respondeu:

- Se o PT o escolher, votarei nele.