Título: Lula não sabe o que acontece no Planalto
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/01/2006, País, p. A3

A julgar pelos termos da da entrevista dada ao programa Fantástico, da Rede Globo, transmitido na noite de ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem controle do que se passa no Palácio do Planalto nem em seus ministérios. Indagado pelo repórter Pedro Bial se tinha conhecimento ou não do mensalão, Lula afirmou que tem tanto controle sobre o que os servidores fazem quanto o jornalista:

- Só tem três hipóteses de você saber das coisas. Você está aqui comigo no terceiro andar e tem gente trabalhando no quarto andar, tem gente trabalhando no segundo, tem gente trabalhando nos ministérios. Nem eu nem você sabemos o que está acontecendo. Então, como é que você sabe? Quando você participa da reunião ou quando alguém que participou te conta ou quando sai uma denúncia - afirmou.

Lula reconheceu que seu ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, ao lado do ex-presidente do PT José Genoino e do ex-secretário geral do partido Silvio Pereira, cometeram erros.

- São erros. E tanto é que foram punidos. O Genoino saiu da presidência do PT, o Silvinho não está mais no PT e o Zé Dirceu perdeu o mandato. Delúbio saiu do PT - reconheceu.

O presidente preferiu não dizer se seu ex-braço direito, José Dirceu, seria um dos traidores de seu governo. O presidente afirmou apenas que o ex-ministro ainda não havia ''definido seu processo'' e que era preciso aguardar.

- Não quero julgar se fui traído por A ou por B. É que o conjunto dos acontecimentos soou como uma facada nas costas de alguém que dedicou parte de sua vida para construir um instrumento político que pudesse ser diferente de tudo o que estava aí - afirmou, gaguejando.

Reiterando diversas vezes que não tinha conhecimento de irregularidades cometidas dentro do governo, Lula deseja receber pedidos de desculpas de todos que lhe acusaram de envolvimento nas denúncias de corrupção.

- A única coisa que peço a Deus é que, quando terminar tudo isso, aqueles que me acusaram peçam desculpas. Não quero mais nada do que isso. Porque também a leviandade, tal como é feita muitas vezes, tem um preço. E acho que é errado fazer qualquer julgamento precipitado da pessoa. Sabe, dizer que a pessoa vai ser a melhor em campo ou que vai ser a pior em campo antes de o jogo começar - protestou.

O presidente não assumiu a pré-candidatura à reeleição neste ano. Mesmo assim, adotou um discurso de campanha. Lula afirmou que pretende ''colher o que plantou''. Justificou até as constantes viagens para lançar obras pelo país.

- Você planta, rega e um belo dia você começa a colher (...) Por que que eu não vou colher o que plantamos? Vamos colher e eu quero, como presidente da República, ir aos locais em que eu fui anunciar que ia fazer... Eu quero ir lá colher o que eu plantei - alardeou.