Título: O dilema da reeleição
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/01/2006, País, p. A2
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa 2006 com o dilema de ''candidatar-se à reeleição ou iniciar um lento ostracismo'', na avaliação de uma reportagem publicada ontem pelo jornal chileno La Tercera.
O jornal afirma que apesar de Lula ter afirmado que a reeleição não é sua ''paixão'', os dirigentes do Partido dos Trabalhadores indicam que o presidente deve buscar outro mandato até 2010 sem se importar com os escândalos de corrupção que atingiram no ano passado a agremiação.
Segundo o La Tercera, Lula já afirmou que só aceitaria a candidatura se for para vencer a eleição. Porém, como o jornal observa, as pesquisas indicam que hoje o presidente seria derrotado no primeiro e no segundo turnos pelo prefeito de São Paulo, José Serra.
''Além disso, segundo os cálculos baseados nas pesquisas, Lula teria perdido nos últimos meses cerca de 20 milhões dos 53 milhões de votos que recebeu ao chegar ao poder'', observa o jornal.
Os problemas da economia brasileira e suas conseqüências políticas para as perspectivas de reeleição de Lula também foram tema de uma grande reportagem publicada na edição de domingo do jornal espanhol El País.
Segundo o jornal, ''a banca aplaude a política econômica do Brasil, mas o rechaço de amplas camadas da população pode lhe custar a reeleição''.
''Desde que chegou à presidência, em 1º de janeiro de 2003, o presidente Lula da Silva teve a preocupação de tranqüilizar os mercados financeiros, os organismos internacionais de crédito e os investidores em todo o mundo, diante das suspeitas com que foi recebido por sua militância sindical e de esquerda. Resultado: a política econômica que implantou no Brasil pode lhe custar a reeleição'', diz o jornal.