Título: Mais um relatório de cassação
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 05/01/2006, País, p. A2

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) afirmou que apresentará no próximo dia 12 no Conselho de Ética, o relatório do processo contra o presidente do PP, deputado Pedro Corrêa (PE), apontado como um dos envolvidos no esquema do mensalão. As duas últimas testemunhas de defesa do caso devem ser ouvidas nos dias 9 e 11 de janeiro.

O relator do processo contra Corrêa disse que aproveitou a convocação extraordinária do Congresso para estudar a documentação apresentada pelo próprio deputado, pela CPI dos Correios e pela Corregedoria.

Corrêa responde na Câmara a processo por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de receber dinheiro das contas de Marcos Valério Fernandes de Souza.

Mesmo sem adiantar sua decisão, pois faltam os depoimentos de duas testemunhas, Carlos Sampaio aponta incoerências na defesa.

O PP é acusado de ter recebido R$ 4,1 milhões do valerioduto. O PP, porém, afirma que recebeu apenas R$ 700 mil. Essa quantia, segundo Pedro Corrêa, foi destinada ao pagamento do advogado que atuava na defesa do então deputado Ronivon Santiago (PP-AC). O parlamentar acreano era acusado pelo PT de seu Estado e respondia a processo por crime eleitoral. Mas o pagamento teria sido feito em um acordo entre o PT nacional e o PP.

- O PT do Acre aciona Ronivon Santiago, mas o PT nacional dá o dinheiro para que o advogado o defenda. Ou seja, o PT do Acre e o PT nacional, pelo visto, têm visões distintas sobre ética, fraude e moral - afirmou Sampaio.

Folhapress