Título: Senador pede explicações a CPI
Autor: Hugo Marques e Sérgio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 06/01/2006, País, p. A2

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) anunciou ontem que apresentará à CPI dos Correios, na próxima semana, requerimentos solicitando o indiciamento de funcionários da Caixa Econômica Federal e a urgência na convocação do presidente do banco, Jorge Levi Mattoso. Dias espera que com as medidas sejam esclarecidos pontos ainda considerados obscuros no relatório parcial do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre irregularidades na compra pela Caixa da carteira de crédito consignado do banco BMG. ¿ As irregularidades são visíveis. Não há como não fazer nada e esperar o relatório final da CPI ¿ afirmou Dias.

Segundo ele, a idéia é pedir ao Ministério Público da União a abertura de inquérito para investigar a atuação dos doze membros do Conselho Diretor da Caixa por improbidade administrativa. Além disso, o senador ainda requer o afastamento provisório dos cargos de diretoria do banco e o imediato bloqueio dos bens de cada investigado. Para ele, com o resultado parcial apresentado pela auditoria do TCU já se pode afirmar que a Caixa foi ¿uma das maiores fontes de abastecimento do valerioduto¿.

Dias espera que seus requerimentos sejam votados ainda no início da próxima semana. Admitiu que não consultou o relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), sobre seus pedidos. Mas disse acreditar que não há como ter seu pedido vetado na comissão.

¿ Todos sabem que houve má-fé, imperícia e favorecimento por parte da Caixa. Imaginem que deixaram o BMG, um banco de pequeno porte, ter o privilégio de apurar sem risco algum. Não há como barrar esta investigação.

E mais adiante justificou a medida de pedir o indiciamento antes mesmo da conclusão dos trabalhos:

¿ Não podemos esperar para investigar. Se a CPI não aprovar meus requerimentos, eu mesmo farei o pedido de indiciamento ao Ministério Público.