Título: PFL antecipa corrida eleitoral no Rio
Autor: Juliana Rocha
Fonte: Jornal do Brasil, 06/01/2006, País, p. A5

O PFL deu a largada à corrida eleitoral pelo governo do estado na noite de quarta-feira, com a propaganda política da TV. No lugar de divulgar no horário gratuito realizações do partido, o vídeo exalta Eider Dantas, até agora pré-candidato da legenda ao governo do estado e secretário de Obras do prefeito Cesar Maia. Na opinião de advogados, a propaganda é crime eleitoral, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) informou que não pode julgar o caso se não houver denúncia de algum partido ou do Ministério Público. Dantas foi indicado por Cesar Maia para concorrer à sucessão do governo. Ele foi eleito deputado estadual, em 2002, com a segunda maior votação da Assembléia Legislativa: 104 mil votos. Seu eleitorado, entretanto, está fortemente concentrado na capital. A expressão do secretário de Obras na Baixada e no interior é pífia.

A falta de popularidade de Eider é um dos obstáculos para que o PSDB não oficialize a aliança no estado. Cesar Maia seria o nome preferido dos tucanos, porque apresenta maiores chances de vitória.

No vídeo, Cesar Maia aparece dizendo que ¿todas as obras que vemos no Rio de Janeiro tem um nome: Eider Dantas.¿ Ao final, a imagem do secretário é congelada com a frase ¿Nesse Cesar Maia confia¿.

¿ Essa propaganda é uma infração eleitoral. Foi individualizada demais. Não interessa em quem Cesar Maia confia ou não ¿ explica o advogado eleitoral Luciano Alvarenga. Ele não acredita, porém, que algum partido reclame no TRE.

¿ Neste período pré-eleitoral, os partidos evitam se digladiar, porque ainda estão formando as alianças ¿ lamenta.

O presidente do PT do Rio, Alberto Cantalice, afirmou, porém, que advogados do partido vão analisar a propaganda.

¿ Se confirmarem que o PFL e Eider Dantas feriram a lei, vamos entrar no TRE.

¿ Não vejo nada de mais. Um pré-candidato tem o direito de usar seus trunfos ¿ reconheceu o pré-candidato do PMDB ao governo do estado, senador Sérgio Cabral Filho, que já ensaiou aliança com Cesar.

Para o presidente do PSDB do Rio, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, se não foi dito na propaganda que Eider Dantas é candidato, não houve infração.

A vereadora Lucinha, da Executiva tucana, pretende levar o assunto para a próxima reunião, na semana que vem. Ela tem se comportado como uma das principais opositoras de Cesar na Câmara. O prefeito Cesar Maia foi procurado por e-mail, mas não respondeu.