Título: Sem tempo para si mesmo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/01/2006, Economia & Negócios, p. A18

A pesquisa realizada pela clínica Med-Rio Check up apontou outros sintomas provenientes de uma rotina estressante, como a falta de desejo sexual, diabetes, aumento da próstata e hemorróidas. Com males difíceis de serem tratados, médicos sugerem o afastamento imediato do trabalho quando detectado algum problema. Por outro lado, os executivos reclamam da falta de tempo para perceber os sintomas.

- São problemas graves que podem levar ao falecimento. Uma parasitose intestinal somada a outros problemas como diabetes é considerado quadro clínico gravíssimo, com internação imediata - explica a médica, com especialização em clínica geral, Cláudia Aparecida Monteiro.

O levantamento detectou que cálculos biliares, por exemplo, estão presentes em 8% dos homens e mulheres executivos. O caso de hemorróidas está presente em quase metade (46%) das executivas analisadas na pesquisa, contra 11% dos homens.

Sem tempo, os executivos apelam para a automedicação. Cerca de 20% em ambos os sexos tomam remédios sem orientação médica.

- Não há tempo para cuidar de si mesmo. É triste. Mas o mercado não espera, nem a concorrência - disse uma das executivas ouvidas pelo JB.