Título: A hora do teste decisivo
Autor: Clara Cavour
Fonte: Jornal do Brasil, 09/01/2006, Internacional, p. A7

O premier israelense Ariel Sharon deverá ser despertado aos poucos do coma a que foi induzido já a partir da manhã de hoje, para que seja determinado o estado de funcionamento de seu cérebro, mas os médicos descartam a possibilidade de ele vir a se recuperar totalmente, excluindo um retorno ao cargo.

- Vamos começar o processo de redução da anestesia e o exame de funcionamento neurológico do primeiro-ministro. O estado dele ainda é crítico mas estável e houve melhora nas imagens do cérebro na tomografia - declarou Shlomo Mor Yossef, diretor do hospital Hadassah Ein Kerem onde Sharon, de 77 anos, está hospitalizado desde quarta-feira, após uma grave hemorragia cerebral. - A pressão intracraniana, arterial e o pulso estão normais. E não há febre - disse.

Os médicos constataram, também, que o lado direito do cérebro de Sharon foi destruído pela hemorragia, mas o esquerdo, que em seu caso é dominante, já que ele é canhoto, poderia estar intacto.

O ex-ministro Shimon Peres confirmou ontem que continuará no partido Kadima, criado por Sharon, para as eleições de 28 de março. O trabalhista acrescentou que Ehud Olmert lidera a chapa.