Título: Agressor do papa sairá da cadeia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/01/2006, Internacional, p. A9

Mehmet Ali Agca, o turco que atirou no papa João Paulo II em 1981, ferindo-o seriamente, será solto da prisão neste mês.

Agca ficou preso 19 anos na Itália por tentar assassinar o papa. Ainda no leito do hospital, onde se recuperava dos graves ferimentos do atentado, João Paulo II já tinha manifestado seu perdão a Agca. Em 1983 o visitou na prisão romana de Rebbibia, onde naquela época o turco estava preso. Ele foi então extraditado para a Turquia para cumprir pena de prisão em Istambul por uma diferente condenação de assassinato e roubo.

A decisão de libertar Agca foi tomada depois que os responsáveis da prisão Kartal, em Istambul, enviaram uma mensagem ao tribunal, na qual asseguravam que o terrorista tinha cumprido a pena lhe foi imposta.

O prisioneiro, nascido em janeiro de 1958, deve ser solto entre 10 e 15 de janeiro, afirmou a agência de notícias Anatólia, acrescentando que talvez seja exigido dele, como é de todos os homens turcos, o cumprimento de serviço militar.

Num comunicado curto, o Vaticano declarou que ficou sabendo da da libertação de Ali Agca apenas por intermédio da imprensa.

''A Santa Igreja, diante de um problema de natureza judicial, deixa a decisão nas mãos das cortes envolvidas no assunto'', completou o comunicado oficial.

Agca deu no passado razões conflitantes para a sua tentativa de matar o antecessor do papa Bento XVI, incluindo uma conspiração com o serviço secreto da então comunista Bulgária e com a soviética KGB. A Bulgária sempre rechaçou essas alegações.

Nascido em 1958, em uma família muito pobre de Hekimhan, província de Malatya (Leste da Turquia), Agca estudou na faculdade de Ciências Econômicas de Istambul. Ali, começou a se relacionar com integrantes dos grupos da extrema-direita nacionalista.

O turco militou na organização de jovens chamada ''Os idealistas'', próxima ao partido de Ação Nacionalista, cujo chefe, o ex-coronel Aspalan Turques, foi preso no momento do atentado da Praça de São Pedro.

Agca também foi condenado à prisão pela morte do jornalista turco Abdi Ipekci, editor do jornal liberal Milliyet, em 1979.

Suspeita-se que Agca escapou da cadeia com a ajuda de simpatizantes de direita do aparato de segurança turco. As autoridades do país sempre negaram qualquer conexão com o prisioneiro e já o chamaram de ''desequilibrado mental''.

Depois de fugir, telefonou e escreveu várias vezes à imprensa para afirmar que seu único objetivo era ''matar João Paulo II'', que deveria visitaria a Turquia. Não conseguiu atentar contra a vida do papa na ocasião, deixou o país e foi para a Líbia, em 1980, antes de viajar a Roma, onde chegou perto de concretizar sua intenção.

O pontífice morreu no ano passado. Autoridades penitenciárias recusaram um pedido do agressor para ir ao funeral de João Paulo II, no Vaticano.

Espera-se que o papa Bento XVI faça uma visita à Turquia, predominantemente muçulmana, em novembro.