Título: Rigotto quer Roriz na prévia
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 07/01/2006, Brasília, p. D3

A tentativa do PMDB de alavancar candidatura própria à Presidência da República chegou ao Distrito Federal. O governador do Rio Grande do Sul, Gemano Rigotto, almoçou ontem com o governador Joaquim Roriz para pedir que ele se inscreva nas prévias do partido para o cargo de presidente. No almoço, na residência oficial de Águas Claras, os dois governadores defenderam a adoção de candidatura pemedebista própria ao Palácio do Planalto. - O PMDB tem de se apresentar como a terceira via e tem grande chance de ser a novidade dessa eleição - afirmou Rigotto, que já se declarou pré-candidato à Presidência e pretende disputar as prévias.

Segundo o governador gaúcho, quanto maior o número de pré-candidatos inscritos mais chances de fortalecer o partido com as prévias. Rigotto afirmou que Roriz não deu resposta sobre a possível candidatura às prévias de presidente dentro do PMDB. De acordo com o porta voz de Roriz, Paulo Fona, o governador não confirmou a inscrição nas prévias nem para o cargo de presidente nem para o de senador.

Rigotto descartou a possibilidade de Roriz sair como vice de um candidato de outro partido.

- Com a liderança que ele tem no DF é um belo nome para a presidência - elogiou Rigotto.

De acordo com Fona, apesar de Roriz não assumir a disposição de sair para presidente, ele defende uma candidatura própria do PMDB ao Executivo.

- O partido deve ter candidato. Tem sete governadores, a segunda maior bancada na Câmara e a maior no Senado. Além de ter representatividade em todos os municípios brasileiros - disse Fona, repetindo justificativa de Roriz.

Conforme informou o porta voz do GDF, os dois governadores concordaram que é melhor para o PMDB ter muitos candidatos nas prévias e evitar a polarização em dois nomes - Anthony Garotinho e Rigotto.

Roriz volta a se encontrar com o governador do Rio Grande do Sul nos dias 15 ou 16 de janeiro. Até a data da próxima reunião, os dois se comprometeram a falar com lideranças do PMDB para articular as candidaturas do partido em todo o País. As prévias da legenda devem ser realizadas em março.