Título: Presidente discursa como candidato
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/01/2006, País, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou o Fundo Monetário Internacional (FMI) para o palanque da reeleição durante o primeiro encontro que teve com o diretor-gerente do fundo, Rodrigo de Rato, após a antecipação do pagamento da dívida brasileira com o organismo. Lula reforçou a intenção do governo de ampliar os investimentos públicos em 2006, sobretudo nas áreas de infraestrutura e educação. Ainda assim, insistiu que não haverá nenhuma influência do período eleitoral na condução da economia do país. O presidente tentou, ainda, diferenciar seu governo do de seus antecessores.

-Para nós, o econômico e o social sempre estiveram integrados em um projeto de governo mais amplo, sempre foram faces de uma mesma moeda. E as vitórias que temos obtido nestas duas áreas, muitas delas inéditas na história do país, mostram que acertamos ao adotar essa estratégia.

O presidente aproveitou para cutucar principalmente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, numa crítica indireta à sua atuação na eleição anterior.

- No que depender de mim e do governo, o cenário econômico e financeiro deste ano eleitoral será muito diferente daquele de 2002. Como já reafirmei inúmeras vezes, não permitirei que interesses eleitorais comprometam nossa estabilidade financeira - afirmou o presidente.

Ao lado de Rato, repetiu o que já dissera antes:

- Este é o significado central do ato de hoje. Graças a uma política econômica coerente, ao trabalho sério do governo e de toda a sociedade, o Brasil está dizendo ao mundo que já pode caminhar com as próprias pernas - festejou.

Além da independência em relação ao Fundo, Lula bateu na tecla da conjunção entre responsabilidade na economia e preocupação com o social.

-Nos orgulhamos de ter dado a melhor das respostas não só aos países e organismos que nos apoiaram, mas principalmente à sociedade brasileira. Foi ela quem nos honrou com a sua confiança e com o mandato presidencial. E que está recebendo de volta resultados concretos, decorrentes de políticas de governo e da dedicação e criatividade de nossos trabalhadores e empreendedores.

O petista delineou em sua fala o que vai ser a plataforma de campanha eleitoral.