Título: Coaf soube tarde da conta de Duda
Autor: Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 11/01/2006, País, p. A5

O pres idente do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Antonio Gustavo Rodrigues, afirmou ontem, em audiência na CPI dos Correios, que o órgão só foi acionado pelo Ministério da Justiça para rastrear uma nova conta do publicitário Duda Mendonça descoberta nos Estados Unidos na última sexta-feira. O ministério teria essa informação desde novembro.

O Coaf é um órgão de inteligência ligado ao Ministério da Fazenda e tem o objetivo de combater a lavagem de dinheiro. Segundo Rodrigues, o conselho enviou na última segunda-feira um pedido de informação ao FinCen (Financial Crimes Enforcement Network), correspondente ao Coaf americano, sobre essa conta.

- Na sexta-feira tomamos conhecimento da conta, entre 18h e 19h, porque recebemos uma solicitação do Ministério da Justiça, que queria ajuda para identificar a conta no exterior. Na segunda-feira o Coaf recebeu um e-mail do ministério e mandou para o FinCen um pedido de identificação da conta - afirmou Rodrigues.

A declaração foi interpretada por integrantes da CPI como falta de empenho dos órgãos de fiscalização do governo no rastreamento do dinheiro de Duda no exterior.

- O Ministério da Justiça está agindo de forma diversionista. Só pediu providências no final da tarde de sexta-feira, quando a matéria da revista Veja já estava pronta - disse o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

A revista Veja desta semana revelou a existência de uma nova conta, em um banco da Flórida, do publicitário que fez a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a revista, as autoridades americanas comunicaram ao Brasil a existência da conta após a filha de Duda, a também publicitária Eduarda, ter tentado sacar todo o dinheiro.