Título: Parlamentares abrem mão do dinheiro
Autor: Frei Betto
Fonte: Jornal do Brasil, 11/01/2006, Outras Opiniões, p. A11

Eis a lista dos deputados e senadores que se recusam a embolsar os R$ 25.694,40 pela Convocação Extraordinária que, aliás, não evitou as férias da maioria entre o Natal e 16 de janeiro. Até 5/1, 19 parlamentares devolveram aos cofres públicos: Orlando Fantazini (PSOL-SP); Dr. Rosinha (PT-PR); Walter Pinheiro (PT-BA); Lincoln Martins (PL-MG); Mauro Passos (PT-SC); Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ); Orlando Desconsi (PT-RS); Armando Monteiro Neto (PTB-PE); José Chaves (PTB-PE); José Múcio Monteiro (PTB-PE); Iris Simões (PTB-PR); Luiz Antônio Fleury (PTB-SP); Henrique Fontana (PT-RS); Carlos Sampaio (PSDB-SP); Maurício Rands (PT-PE); Nelson Proença (PPS-RS); Antonio Carlos M. Thame (PSDB-SP); Odílio Balbinotti (PMDB-PR); e Fernando Gabeira (PV-RJ).

Sete deputados indicaram entidades para receber o dinheiro: Luciano Zica (PT-SP) indicou a Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação Craniofacial. Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a Casa dos Velhinhos Ondina Lobo, em São Paulo. Chico Alencar (PSOL-RJ), a Associação Pe. Anchieta, centros educacionais (Rocinha, Morro do Turano, Bento Rubião) e uma creche em São Gonçalo. Gustavo Fruet (PSDB-PR) indicou a Apae de Agudos do Sul (PR). Tarcísio Zimmermann (PT-RS), a Associação Orfanato Lar Esperança de Porto Alegre, o Centro de Apoio a Meninos e Meninas de Novo Hamburgo (RS), e a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Taquara (RS). Takayama (PMDB-PR), a Assistência Social Evangélica Betânia, o Departamento de Assistência Social O Bom Samaritano, de Guaíra (PR), a Associação Evangélica Nova Vida, de Londrina (PR), e a Associação Educacional Assistencial Oásis do Amor. João Alfredo (PSOL-CE), o Instituto do Câncer do Ceará, a Rede Feminina, a Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará, e a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Riacho do Meio. Paulo Ruben Santiago (PT-PE), o Centro de Educação Popular Antônio Carneiro, o Grupo Mulher Maravilha, e o Centro de Estudos e Ação Social Dom Helder Camara, todos em Pernambuco.

Oito deputados deram entrada no pedido, porém seus requerimentos não chegaram a tempo à Diretoria Geral da Câmara. Assim, suas contas bancárias receberam a primeira parcela de R$ 12.847,20: Luciana Genro (PSOL-RS); Zico Bronzeado (PT-AC); Sarney Filho (PV-MA); Denise Frossard (PPS-RJ); Vadão Gomes (PP-SP). Raul Jungmann (PPS-PE) indicou as entidades Em Cena Arte e Cidadania e Casa de Pesagem. Eduardo Sciarra (PFL-PR) informou que repassou, em cheque, o valor da primeira parcela à Associação de Pais e Amigos do Recanto da Criança. Pediu ainda que a segunda fosse depositada na conta da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cascavel (PR). Júlio Semeghini (PSDB-SP) prometeu destinar a primeira parcela à Turma da Touca ACRS, de São Paulo (SP). A segunda irá para o Lar Vicentino, no município de Penápolis (SP).

Catorze parlamentares pediram para não receber após a folha de pagamento ter sido enviada ao banco. Prometeram destinar o valor a entidades: Luiza Erundina (PSB-SP) e Selma Schons (PT-PR). Edison Andrino (PMDB-SC) anunciou que doaria a primeira parcela à Associação Amigos do Hospital Universitário de Florianópolis (SC). A segunda irá para a mesma entidade e para a Creche e Orfanato Vinde a Mim as Criancinhas, de São José (SC). Alex Canziani (PTB-PR) declarou que também doará as duas parcelas. Babá (PSOL-PA) prometeu doar as duas parcelas para o Instituto Nacional do Câncer (RJ). Michel Temer (PMDB-SP) prometeu devolver o dinheiro. Sílvio Torres (PSDB-SP) assegurou que a primeira parcela será destinada à Sociedade Amigos do Bairro Progresso e Adjacências, de Itaquera-SP, a Associação Nordestina de Osasco-SP, e a Associação Comunitária Desportiva do Parque Amélia, Itaim Paulista-SP. A segunda parcela irá para entidades a indicar. Jaime Martins (PL-MG) prometeu devolver a primeira parcela e não receber a segunda. Marcello Siqueira (PMDB-MG) prometeu doar as duas parcelas às entidades de Juiz de Fora (MG): Associação Feminina de Proteção e Combate ao Câncer, Fundação Amor, Fundação Ricardo Moisés Júnior, Fundação Espírita João de Freitas, Abrigo Santa Helena, Associação de Cegos, Associação das Damas Protetoras da Infância e Sociedade São Vicente de Paula. Vignatti (PT-SC) prometeu doar pessoalmente as duas parcelas a movimentos sociais. Jorge Gomes (PSB-CE) prometeu doar a primeira parcela ao Instituto do Câncer Infantil do Agreste, à Rede Feminina Regional de Combate ao Câncer, ao Movimento de Bem Estar Social e à Cúria Diocesana, todos em Caruaru (PE). Vicentinho (PT-SP) prometeu entregar pessoalmente a primeira parcela à Sociedade das Pequenas Irmãs de Santa Terezinha do Menino Jesus - Lar Madre Vicenza, e à Associação Cultural Comunitária Dom Décio Pereira. A segunda será destinada às mesmas entidades. Reginaldo Lopes (PT-MG) declarou ter encaminhado a primeira parcela às seguintes entidades de Minas Gerais: Fundação Padre Dehon, em Lavras; Fundação João XXIII de Amparo ao Menor, em Barbacena; Asilo São Vicente de Paula, em Congonhas; e Apae de Santo Antônio do Amparo. A segunda será destinada à creche Celina Rezende Viegas, em São João del Rei; ao Lar de Maria, em Conselheiro Lafaiete; e à Apae de Bom Sucesso. Paulo Pimenta (PT-RS) declarou ter doado pessoalmente a primeira parcela à Apae e ao Lar das Vovozinhas de Santa Maria (RS). Prometeu doar a segunda a outras entidades. Vadinho Baião (PT-MG) prometeu doar as duas parcelas pessoalmente a projetos sociais e de geração de renda na microregião de Ubá (MG).

Outros que, após dia 5/1, decidiram não ficar com o dinheiro: do PMDB, Edison Andrino, Júlio Semeguini e Zulaê Cobra. Do PSOL, Ivan Valente. Do PPS, Nelson Proença. Do PDT, André Figueiredo, Manato, João Hermann e Miro Teixeira. Do PL, Carlos Nader. Do PFL, Murilo Zauith.

Os demais deputados federais já embolsaram a primeira parcela e aguardam fevereiro para receber a segunda. Entre 81 senadores, recusaram o dinheiro Eduardo Suplicy e Serys Silhessarenko, do PT; Cristovam Buarque, do PDT; Pedro Simon, do PMDB; e Heloísa Helena, do PSOL.