Título: Três rodovias já na operação tapa-buraco
Autor: Lígia Maria
Fonte: Jornal do Brasil, 10/01/2006, Brasília, p. D5

Começam obras na ligação de Brasília a Cristalina, nas Sete Curvas e na BR-070, que deverão estar recuperadas em seis meses

O governo Federal vai gastar R$ 10 milhões para recuperar cerca de 980 quilômetros das rodovias que ligam o Distrito Federal ao Entorno e às regiões Sudeste e Nordeste. São elas a BR 040, que liga Brasília à Cristalina; o quilômetro 31 da BR 060, trecho conhecido como Sete Curvas, localizado entre Brasília e Goiânia; e a BR 070, que liga o Distrito Federal às cidades de Águas Lindas, Corumbá e Pirenópolis, todas em Goiás. A via mais comprometida é a BR 040. De acordo com Luiz Urani, supervisor de Restauração e Conservação do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, pelo menos 40% da rodovia encontra-se degradada.

- Há um grande número de buracos neste trecho, ocasionado pela falta de manutenção da via, que, infelizmente, não foi feita em 2005, embora prevista. Esse fator, aliado ao excesso de chuvas e ao tráfego intenso, complicou a situação - disse Luiz Urani.

Segundo o supervisor, optou-se pela ação emergencial por causa da falta de segurança e da virtual impossibilidade de tráfego. Mesmo assim, o alto indice de precariedade recomendaria na verdade uma restauração completa da rodovia.

- Ainda que reconheçamos o problema, temos de ver a urgência do momento, que é dar condições de segurança e trânsito para os 50 mil carros que passam diariamente pela BR 040 - esclareceu.

O supervisor explicou que a chuva não deve estragar as obras, ainda que prejudique o andamento do trabalho, que deverá ser concluído em seis meses. Ele explicou que a operação tapa-buracos está sendo realizada com cuidado, para que os buracos não venham a se abrir novamente

- Por isso o prazo é longo. Mas temos a expectativa de terminar antes desse período - disse.

Para Fábio de Carvalho, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal, a recuperação das estradas significa também uma desoneração no produto que entra ou sai do Distrito Federal.

De acordo com ele, a má condição das estradas significa um aumento de 3% no preço final dos produtos, por causa da degradação sofrida pelos veículos, além de um maior gasto com combustíveis e do risco de assaltos.

- Os fretes costumam ficar de 20% a 30% mais caros nos trechos mais precários, como o da BR 040. Quem paga por isso, no final das contas, é o consumidor - disse Carvalho, informando que o setor atacadista brasileiro atende 900 mil pontos no País não atendidos pela indústria.

O Governo Federal espera recuperar, em caráter emergencial, 26 mil quilômetros de estradas brasileiras. O gasto irá a R$ 350 milhões.