Título: Exportações deverão quintuplicar
Autor: Ricardo Rego Monteiro
Fonte: Jornal do Brasil, 10/01/2006, Economia & Negócios, p. A17
O diretor da área de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou ontem que as exportações de álcool da estatal deverão aumentar de 50 mil metros cúbicos para 200 mil a 250 mil metros cúbicos em 2006. A estatal começou a exportar álcool no ano passado. A quantidade a ser exportada este ano representa 10% do total exportado pelo país em 2004, de 2,5 bilhões de litros de álcool.
A estatal negocia com a venezuelana PDVSA o fechamento de um contrato de longo prazo para a exportação do produto. Além disso, a Petrobras negocia o envio de carga para a Nigéria, que deve ficar entre 40 mil e 50 mil metros cúbicos este ano. Há ainda a criação de uma empresa mista com uma empresa japonesa para comercializar álcool para o Japão.
Costa disse, no entanto, que o consumo de derivados de petróleo deve ter ficado abaixo das previsões da companhia em razão da expansão menor do Produto Interno Bruto (PIB) e da quebra de safra na região Sul. A Petrobras projetava inicialmente um crescimento de 2,6% a 2,8% em relação a 2004. Dados preliminares apontam que o crescimento deve ficar em torno de 2%. A companhia só terá os dados fechados no dia 15.