Título: Plenário da Câmara passa por reforma
Autor: Eruza Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 11/01/2006, Brasília, p. D3

Enquanto os deputados distritais aproveitam as férias, o setor de engenharia da Câmara Legislativa trabalha a todo vapor para deixar o ambiente legislativo mais agradável. Quando os parlamentares voltarem do recesso no dia 1º de fevereiro, vão ter uma surpresa: o plenário estará de cara nova. A reforma teve início este mês, mas o custo da obra, que acabará saindo do bolso dos contribuintes, não foi divulgado. Enquanto os distritais executam as mudanças na estrutura, a construção da sede definitiva da Câmara, no Eixo Monumental, ao lado do Tribunal de Justiça do DF está parada. Criado em 1989, o projeto arquitetônico prevê três prédios, garagem subterrânea, gabinetes, auditórios, restaurantes, setores administrativos e plenário.

¿ Não estamos criando nada que não seja necessário. E a obra custará pouco, não me lembro agora o valor, até proque estamos construindo a nova sede ¿ enfatizou o terceiro secretário da Casa, Peniel Pacheco (PDT).

No ano passado, os parlamentares fizeram planos para modificar o plenário, mas as alterações não saíram do papel. Segundo Peniel Pacheco, reforma é uma adaptação ao processo de informatização que será implantado no local. A idéia é que a Codeplan, após firmado o contrato com o Legislativo, disponibilize um laptop para cada distrital. Assim, os deputados terão acesso ao sistema Legis, que disponibiliza todos os projetos de lei protocolados, e à Intranet. ¿ Se o deputado estiver trabalhando em determinado projeto e quiser mais informações na hora de fazer seu pronunciamento, terá os dados à disposição ¿ informou o pedetista.

O cafezinho que fica no plenário será transformado em dois ambientes: uma ante-sala para receber convidados e pessoas que quiserem negociar os projetos em tramitação e outra sala para os deputados fazerem reuniões. Além disso, Peniel Pacheco informou que os técnicos devem rebaixar a tribuna porque atrapalha o pessoal da taquigrafia e a TV Distrital, que estava tendo dificuldades para filmar os parlamentares.