Título: A complexa missão de paz
Autor: Sérgio Pardellas e Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 16/01/2006, País, p. A3

A Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti ou MINUSTAH (sigla derivada do françês: Mission des Nations Unies pour la Stabilisation en Haiti), é um projeto de paz instaurada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide. As forças de paz foram comandadas pelo tenente-general brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira, sendo substituído em 1º de setembro de 2005 pelo general Urano Teixeira da Matta Bacellar. Em de 7 de janeiro de 2006, o General Bacellar foi encontrado morto em seu quarto de hotel. Com isto, o Exército Brasileiro enviou uma delegação para investigar a causa da morte. Assume como comandante interino das forças de paz o general chileno Eduardo Aldunate Herman.

Em Nova York, o embaixador substituto do Brasil na ONU, Henrique Valle, afirmou que já apresentou oficialmente os nomes dos dois militares que concorrem ao comando militar da operação de paz, para substituir Bacellar. Os generais José Elito Siqueira e Jeannot Jansen foram indicados na quarta-feira pelo Comando do Exército.

Depois da morte do general brasileiro, o primeiro turno das eleições presidenciais e parlamentares foi reprogramado para o dia 7 de fevereiro.

Inicialmente previstas para 15 de novembro, as eleições haitianas foram adiadas para 20 de novembro, 27 de dezembro e 8 de janeiro. No total, 34 candidatos, incluindo uma mulher, concorrem na eleição presidencial e 1300 postulantes disputarão 130 vagas no Parlamento.