Título: Álcool atrai atenções para a Petrobras
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/01/2006, Economia & Negócios, p. A19

DAVOS, SUÍÇA - A questão energética também teve merecido destaque no Fórum. Quatro painéis foram dedicados ao subtema energia, em meio às preocupações em relação à forte alta dos preços do petróleo no mundo. Nesse contexto, o etanol ganhou destaque em um painel sobre o futuro da energia alternativa, que contou com a participação do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

- Temos 30 anos de experiência com álcool. Somos o único país do mundo com uma rede com 30 mil postos capazes de oferecer álcool e gasolina - afirma Gabrielli, que disse ter sido ''muito abordado'' durante o evento sobre o assunto.

A Petrobras, que formou recentemente uma joint-venture no Japão para a comercialização do etanol e exporta álcool para a Venezuela, terá muitas chances de aumentar as exportações do produto, aposta Gabrielli. Ele disse disse que a empresa está mantendo negociações com vários países como Estados Unidos, China, Nigéria e Alemanha. Por outro lado, lembra, a companhia tem como estratégia de longo prazo ampliar a capacidade de produção de etanol. Até 2007, pretende construir três novas unidades.

Durante o painel sobre energia alternativa, os participantes lembraram que o recente problema de fornecimento de gás na Europa e a escalada dos preços do petróleo são algumas das ameaças que ainda não possuem alternativa imediata. Há uma crise energética em incubação devido à grande demanda da China e da Índia. E os últimos furacões que arrasaram os EUA ajudaram a cortar ainda mais a capacidade de produção do país que mais consome petróleo.