Título: Arcelor recusa oferta da Mittal
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/01/2006, Economia & Negócios, p. A18

Proposta não solicitada do líder mundial em siderurgia é rejeitada por unanimidade

O conselho de administração do segundo grupo mundial do aço, a francesa Arcelor, recusou ontem, por unanimidade, a oferta de compra lançada sexta-feira por sua concorrente, a Mittal Steel, número um do mundo. A Mittal Steel havia feito uma proposta de compra à Arcelor de 18,6 bilhões de euros sexta-feira passada.

No Brasil, a Arcelor controla a Companhia Siderúrgica Tubarão (CST), Vega do Sul e Belgo Mineira. A fusão criaria a primeira siderúrgica do mundo com produção anual superior a 100 milhões de toneladas de aço e um valor de mercado de 32,7 bilhões de euros (R$ 88,33 bilhões).

A Mittal, controlada pelo magnata indiano Lakshmi Mittal, tem procurado fazer aquisições para aumentar sua participação no mercado global e atender à crescente demanda por aço da China e Índia. A oferta hostil (não solicitada) foi criticada pela francesa. ''A Arcelor sublinha o caráter hostil dessa medida na ausência de negociações e de consultas entre as duas empresas diante do lançamento da oferta'', informou a empresa através de um comunicado.

A Arcelor foi criada em 2002 a partir da fusão da francesa Usinor, da Arbed de Luxemburgo e da espanhola Aceralia. A empresa era a maior siderúrgica do mundo até que a Mittal anunciou a compra do grupo americano International Steel e da ucraniana Kryvorizhstal.

Na sexta-feira, dia em que a oferta foi realizada, as ações da Arcelor dispararam na Bolsa de Valores de São Paulo impulsionadas pela proposta de compra feita pela rival. A ação ordinária da Arcelor do Brasil subiu 14,23% na Bovespa e impulsionou os papéis de outras empresas. A ação ordinária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) avançou 5,29% e a preferencial da Acesita, 3,07%.