Título: Mercado reage a queda de juros
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 20/01/2006, Economia e Negócios, p. A18
A queda dos juros, anunciada na quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom), fez bem ao mercado financeiro. Embalada pela boa notícia, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subiu 2,94% e bateu novo recorde de pontuação, aos 36.858 pontos. Segundo analistas, o corte de 0,75 ponto percentual nos juros, de 18% para 17,25% ao ano, embora dentro do esperado, acaba atraindo mais estrangeiros em ao mercado acionário.
Para a Bolsa, juro menor na economia é favorável, já que deixa os investimentos em ações mais atrativos do que as aplicações em renda fixa - cujos rendimentos são atrelados à taxa básica.
Colaboraram com o movimento da Bolsa o recuo do risco Brasil e os bons resultados das contas brasileiras. No fim dos negócios, o risco país caía 4%, a 280 pontos. Já o dólar fechou em alta de 0,21%, a R$ 2,328, depois de começar o dia negativo, chegando a cair 0,68%, refletindo a decisão do Copom.
No início da tarde, a moeda inverteu a direção acompanhando o movimento do dólar no mercado internacional. Na máxima do dia, atingiu alta de 0,73%, aos R$ 2,34, mas reduziu o avanço após a atuação do BC no câmbio à vista. Segundo analistas, muitos bancos seguram dólar para vender ao BC no leilão, pressionando a divisa antes da operação.