Título: GDF investe em saneamento até para município de Goiás
Autor: Patrícia Alencar
Fonte: Jornal do Brasil, 13/01/2006, Brasília, p. D3

O governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, junto com parte do seu secretariado, anunciou ontem o pacote de obras da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), para 2006. A meta é a universalização dos serviços de oferta de água potável e de coleta de esgotos. No total, serão investidos aproximadamente R$ 400 milhões, recursos oriundos de GDF e de outros investidores, como a Caixa Econômica e o BNDES. Metade deste valor, cerca de R$ 200 milhões, será aplicado em Águas Lindas, de Goiás. A Caesb calcula que 2,5 milhões de pessoas serão beneficiadas com o investimento. Entre as principais obras estão a construção do sistema de água e esgoto de Águas Lindas; a reforma da Estação de Tratamento de Água de Brasília; a recuperação da barragem de Santa Maria, e ainda as obras de esgoto no Lago Sul e Norte, Sobradinho, Núcleo Bandeirante, Park Way, Jardim Botânico e outras cidades. O presidente da Caesb, Fernando Leite, enfatizou que a maioria das obras já estão em andamento, e que a meta é concluí-las neste ano:

- Hoje, Águas Lindas tem cerca de 250 mil habitantes que vivem sem água potável e sem esgoto. Isso é um risco constante para a água do Lago Paranoá, por causa da proximidade com a Barragem do Descoberto. Essa será a única obra que não vamos finalizar em 2006, pois estamos estimando dois anos para sua conclusão. Mas, com a términos dessas obras, vamos poder dizer que no DF não há ninguém sem esgoto e água potável. Só que com um detalhe: esse serviço será de primeira qualidade.

Fernando Leite afirma que 65% da água que abastece o Lago Paranoá vem da Barragem do Descoberto. Atualmente, a Caesb tem concessão para atuar em Águas Lindas, em parceria com a Saneago/GO.

No ano passado, a Caesb passou a tratar 100% dos esgotos coletados. Hoje, a estatal atende 99% da população com água tratada e coleta 93% dos esgotos.

O governador Roriz afirmou que essa marca alcançada pela empresa merece um destaque:

- Apenas o Distrito Federal tem essa qualidade no serviço de saneamento básico. A meta é torna a cidade um modelo a ser seguido por todos os estados. Sei que essas obras não serão concluídas em apenas três meses, quando deixo o cargo. Mas confio na minha sucessora, Maria de Lourdes Abadia, para dar continuidade aos meus projetos - afirmou o governador Roriz.

A vice-governadora garantiu que, mantendo o cronograma, 99% do pacote de obras da Caesb será concluído em 2006:

- Não podemos deixar de olhar para os nossos vizinhos. Não adianta nada deixarmos de trabalhar em prol da melhoria de todos.