Título: PT leva claque para ato de Lula na Baixada Fluminense
Autor: Josie Jerônimo e Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 20/01/2006, País, p. A4

Presidente anunciará investimentos, mas governadora avisa que não estará presente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje no Rio para visitar os municípios de Queimados e Duque de Caxias, na Baixada, em clima de campanha eleitoral. Na primeira parada, o presidente vai anunciar a retomada da contrução do Hospital de Queimados, interrompida há 13 anos.

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, garante que cerca de 10 mil pessoas estarão lá para prestigiar a vinda do presidente. De acordo com o prefeito, associações de moradores, vereadores e líderes locais farão parte da claque.

- Estamos falando do maior investimento já feito por um governo na Baixada. É a retomada da reconstrução do Hospital de Queimados, que está parada há 13 anos, e mais 17 unidades pré-hospitalares que funcionarão 24h. Isso é uma revolução na saúde da baixada - defende o prefeito.

Em seguida, Lula vai visitar o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), em Xerém, distrito de Caxias.

Apesar do alarde, a governadora Rosinha Matheus não vai aos eventos. Através da assessoria, ela afirmou que recebeu o convite oficial apenas ontem às 13h. O fato, segundo a assessoria, tem se repetido.

- Isso vem acontecendo frequentemente. A governadora sempre desmonta a agenda, mas dessa vez não será possivel mudá-la. Ela está mandando o secretário de Saúde, Gilson Cantarino - afirmou. A assessoria explicou que os compromissos que impedem a ida aos eventos são ''particulares''.

Na última vinda ao Rio, quando participou de um evento sobre comércio exterior, o presidente Lula foi surpreendido por uma manifestação da Juventude do PMDB em frente ao Hotel Glória, local do evento. A presidente da Juventude do PMDB no Estado, Clarissa Matheus, filha da governadora Rosinha e do presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho, afirmou que desta vez não vai fazer manifestações.

A vinda ao Rio, servirá de palanque para Lula anunciar o investimento de R$ 100 milhões em políticas de Saúde na região metropolitana. é na verdade a reedição do que fez ontem o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, no Hospital Souza Aguiar. Mesmo assim, o prefeito de Queimados, Rogério do Salão (PL), aliado do ex-governador Anthony Garotinho está animado com a retomada das obras no hospital da cidade, mas ressalta o caráter eleitoreiro.

- A visita do presidente será um ganho muito grande e não me importo em subir no palanque do Lula. É até justo que ele consiga algum benefício eleitoral se contribuir com o município - afirmou.

O prefeito ainda comentou as disputas políticas entre Lula e Garotinho:

- Eu não posso deixar de aceitar um hospital porque a governadora vai ficar triste.

O prefeito de Caxias, Washington Reis, principal aliado de Garotinho na Baixada declarou que também receberá Lula.

- Como prefeito, tenho a obrigação de recebê-lo. Quem me conhece sabe que sou uma pessoa educada e represento a voz do povo. Não preciso reafirmar meus laços com Garotinho - amenizou.