Título: Bin Laden retoma ameaças aos EUA
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/01/2006, Internacional, p. A16

Ataque americano matou três da cúpula da Al Qaeda

DOHA - O líder da rede Al Qaeda, Osama bin Laden, voltou a ameaçar ataques nos EUA numa fita de áudio divulgada ontem pela rede árabe Al Jazira. Na primeira manifestação em um ano, gravada em dezembro, o terrorista também oferece uma trégua aos americanos sob condições que não deixou claro.

- As operações estão sendo preparadas, e vocês as verão nas suas casas assim que estiverem completas, se Deus quiser - disse, na fita, que foi autenticada pela CIA, a agência de Inteligência americana.

Bin Laden diz, ainda, que está se dirigindo aos pacifistas americanos, chamados por ele de ''parcela maciça'' da população que deseja a retirada das tropas dos EUA do Iraque:

- Mas Bush se opõe a esse desejo.

E completa, enigmático:

- Não temos objeção a oferecer uma trégua de longa duração com condições justas que respeitaremos porque somos uma nação à qual Deus proíbe a traição e a mentira.

Ao final, o líder da Al Qaeda ironiza, afirmando que ''o único ponto negativo'' de sua oferta é que ''porá fim à enxurrada de centenas de milhares de milhões que os que detêm o poder recebem, dedicam-se ao comércio da guerra nos Estados Unidos e apoiaram a campanha eleitoral de Bush''.

Em Washington, o governo americano preferiu não levar as ameaças a sério, e não foi tomada nenhuma medida especial de segurança no país, que continua no nível intermediário (amarelo) de alerta nacional.

- Não negociamos com terroristas. Nós os tiramos de circulação - disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan - Os líderes da Al Qaeda estão escondidos, mas não vamos ceder, continuaremos atacando-os e acabaremos vencendo.

Segundo as informações mais recentes, Bin Laden está escondido perto da fronteira do Afeganistão com o Paquistão. Foi nesta mesma região que forças americanas fizeram um ataque aéreo na sexta-feira passada. Ontem, autoridades paquistanesas confirmaram a morte de pelo menos três importantes membros da rede terrorista: dois instrutores e o genro do braço-direito de Bin Laden, Ayman al Zawahiri. Um quarto terrorista também teria morrido, mas as autoridades ainda não confirmaram a informação.

O ataque foi em Damadola, no Paquistão, que fica na região onde os americanos acreditam que Bin Laden esteja. Ontem, moradores do local ainda faziam buscas nos escombros das casas destruídas pela ofensiva americana. Os corpos ainda não foram recuperados. No total, foram mortos 18 civis no ataque, entre eles, mulheres e crianças, o que provocou revolta no país.