Título: Corregedoria vai investigar João Hermann
Autor: Karla Correia
Fonte: Jornal do Brasil, 17/01/2006, País, p. A2
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), determinou ontem que o corregedor da Casa, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), produza parecer sobre o escândalo envolvendo o deputado João Herrmann Neto (PDT-SP). O pedetista é acusado de receber, entre março de 2003 e 2005, repasses mensais de R$ 3.000 da Beta Transportes Aéreos, empresa investigada pela CPI dos Correios.
- Recolhi as informações e despachei para o deputado Ciro Nogueira para tomar as providências cabíveis - disse Aldo.
A decisão foi anunciada após a reunião do colégio de líderes partidários, realizada na residência oficial da Presidência da Câmara. Herrmann esteve no local antes do início da reunião e entregou documentos em sua defesa. Como fez na semana passada, Herrmann disse que recebeu dinheiro para pagar despesas de um automóvel blindado usado em comum pelas famílias dele e de Ioannis Amerssons, um dos sócios da Beta.
Segundo relato dos líderes, o encontro foi tenso. Ele apresentou aos líderes dados de suas contas bancárias e notas fiscais que, cruzados, poderiam justificar os depósitos mensais da Beta. Os documentos também foram encaminhados ao corregedor. O deputado também negocia com o sub-relator da CPI dos Correios, uma data para depor em audiência pública.
Depois da reunião de líderes, Herrmann passou rapidamente pela Câmara. Ele ficou no plenário menos de cinco minutos. Registrou presença e foi embora.