Título: PL atrasa processo no Conselho
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/01/2006, País, p. A3

É quase certa que a decisão sobre o destino do deputado Wanderval Santos (PL-SP) não sairá hoje do Conselho de Ética. Isto porque o único representante do PL na comissão, José Carlos Araújo, sinalizou a intenção de pedir vista do relatório final do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que vai pedir a cassação do representado. Se confirmado o pedido de vista, a conselho só poderá apreciar o processo na quinta ou sexta-feira.

- A defesa em nenhum momento fez objeções, nem testemunhas arrolaram. Não vejo razões para o pedido de vista a não ser por uma razão clara de protelação - avaliou Alencar.

Wanderval foi identificado como um dos beneficiados pelo valerioduto. De acordo com dados fornecidos pelo Banco Rural, um assessor do deputado foi identificado como sacador de R$ 150 mil. A defesa argumenta que o parlamentar apenas cedeu seu motorista a pedido do deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ), que renunciou ao mandato ainda no início da crise do mensalão, para prestar um ''serviço particular''.

Chico Alencar disse que o conselho está disposto a encerrar o processo contra Wanderval ainda esta semana. Por isto, se houver necessidade vão convocar sessão de votação até depois das 18 horas. Para o presidente do conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), ''na pior das hipóteses, três processos serão lidos e votados até o final da semana''. No conselho a avaliação é de que Wanderval tenha pelo menos 10 dos 15 votos de membros titulares contra sua absolvição.

Na fila de processos do conselho, os próximos a enfrentar leitura e votação de pareceres serão Roberto Brant (PFL-MG), Professor Luizinho (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE).