Título: Roriz recomporá Orçamento
Autor: Eruza Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 08/02/2006, Brasília, p. D3

O governador Joaquim Roriz não terá dificuldades para recompor o projeto original do Orçamento de 2006, na avaliação da líder do governo, distrital Anilcéia Machado (PMDB). A proposta aprovada pela Câmara Legislativa em dezembro do ano passado, foi mutilada pelo conjunto de emendas dos deputados distritais. Entre os cortes nos serviço estão a coleta de lixo (50%), manutenção do metrô (60%), jardinagem (35%) e concursos (95%). Todos estes itens devem ser discutidos com os parlamentares em uma reunião antes do final do recesso parlamentar, dia 31 de janeiro. Como vários distritais estão viajando é provável que a conversa seja adiada para a semana que vem. - É possível buscar um entendimento no sentido de corrigir algumas adequações. No ano passado, também tivemos problemas na área de publicidade e propaganda e planejamento. A peça orçamentária é complexa e mexe em todos os órgãos do GDF, por isso sempre há distorções. Não tenho dúvida de que os ânimos se acalmaram, e os deputados vão colaborar - aposta Anilcéia Machado.

Segundo o porta-voz do GDF, Paulo Fona, a assessoria do governador está fazendo um levantamento para ver quantos deputados distritais estão na capital para marcar a conversa. O objetivo é chegar ao consenso sem enfrentamento entre Executivo e Legislativo. Serão dois encontros com Roriz: o primeiro com a base governista e o outro com a presença também dos parlamentares de oposição. O convite oficial, no entanto, ainda não foi enviado.

- Ainda não recebi o convite do governador. Mas acredito que a questão do orçamento precisa ser melhor debatida. Temos de ouvir o Executivo, pois os cortes não podem prejudicar a população -diz o deputado Expedito Bandeira (PMDB).

Férias - O único empecilho, no momento, é que alguns deputados estão viajando. O deputado Aguinaldo de Jesus (PL) está no Nordeste, segundo a sua assessoria, e volta sábado. Brunelli (PFL) também resolveu passear com a família em um local perto da cidade, mas retornará a Brasília até amanhã. Já o distrital João de Deus (PMDB) passa as férias em sua cidade natal: Piaçabuçu, em Alagoas. Ele viajou na sexta-feira passada e deve chegar, de acordo com assessores, na última semana de janeiro, pouco antes do fim do recesso parlamentar.

Em ano eleitoral, os deputados Expedito Bandeira (PMDB) e Wilson Lima (Prona) estão aproveitando para trabalhar dobrado. Além de despachar no gabinete, eles fazem visitas a suas bases eleitorais.