Título: Governo investiga possível abuso
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 17/01/2006, Economia & Negócios, p. A17

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, previu ontem que o preço ao consumidor deve cair até o fim da semana. Para Rodrigues, a alta é reflexo de uma acomodação dos preços.

- Não há razão para que, uma vez que os preços na usina caíram, os preços na bomba subam. Acredito que seja uma acomodação de poucos dias, reflexo de estoques guardados ou compromissos negociados anteriormente e que têm que ser cumpridos - afirmou.

Segundo ele, a responsabilidade sobre o preço do álcool agora é do Ministério de Minas e Energia.

- O Ministério da Agricultura tinha o dever de conversar com o sistema produtivo e encontrar um mecanismo para acordar preços para o etanol até que ele saia da usina. Dali para frente, a responsabilidade é de outras áreas.

Rodrigues informou que integrantes do Ministério de Minas e Energia irão se reunir, ainda esta semana, com representantes das distribuidoras e postos de gasolina para avaliar o reflexo do acordo.

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau informou, por meio de sua assessoria, que ''o governo acionou a ANP para fazer diagnósticos e detectar eventuais movimentos especulativos na comercialização do álcool combustível e determinar todas as medidas legais possíveis''.