Título: Greve ameaça novo horário do INSS
Autor: Cristiane Crelier
Fonte: Jornal do Brasil, 17/01/2006, Economia & Negócios, p. A19

O primeiro dia do horário ampliado nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) transcorreu em clima tranqüilo. Durante a madrugada, houve fila em alguns postos, porém a maioria se desfez em pouco mais de uma hora de funcionamento, devido à velocidade do atendimento. Mas o alívio no atendimento aos aposentados e pensionistas pode durar pouco, já que funcionários ameaçam entrar em greve contra a jornada estendida a partir da próxima segunda-feira.

Entidades de classe se reúnem hoje com o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, para negociar. Os servidores do INSS reclamam que não conseguirão dar conta de 10 horas ininterruptas de atendimento. Por este motivo, planejam um movimento grevista, que deveria ter tido início ontem, mas foi adiado para avaliação do funcionamento do novo esquema e possível negociação de alternativas com o governo. Estão marcadas assembléias da categoria para esta semana.

O esquema ampliado do INSS não acontece em todas as agências. Na cidade do Rio, somente 19 participam do novo horário, de 8h às 18h. Outra mudança é o fim da distribuição de senhas. Agora, o número de usuários atendidos não poderá ser limitado. Quem estiver nas dependências do posto será atendido, mesmo depois do fim do expediente. Poderá haver, no entanto, preferência para atendimento com hora marcada, principalmente para requerimento de benefícios e realização de perícias médicas.

O INSS estuda ainda a possibilidade de marcação de horário por telefone ou pela internet. O horário de agendamento para perícia médica também será ampliado, passando a ocorrer das 7h às 21h.

Hoje, os segurados do INSS que foram convocados para participar do Censo Previdenciário em outubro, e que ainda não compareceram às agências bancárias, serão convocados mais uma vez. Dos 973 mil convocados na primeira fase, cerca de 454 mil ainda não atualizaram seus dados. Os segurados faltosos, mas que possuem endereço correto nos sistemas do INSS, serão avisados por meio de cartas registradas. Para os demais, serão publicados editais de convocação na imprensa.

O Ministério da Previdência alerta sobre a ação de fraudadores que estão usando o nome do INSS para obterem informações pessoais dos segurados. O órgão recebeu denúncias de que pessoas não-autorizadas estão indo de porta em porta apresentando-se como responsáveis pelo recadastramento. A direção do instituto informa que visitas residenciais ainda não foram iniciadas.