Título: Lula entra no circuito para unir a bancada
Autor: Paulo de Tarso Lyra e Romoaldo de Souza
Fonte: Jornal do Brasil, 19/11/2004, País, p. A-4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assumir pessoalmente as conversas para reconstruir a bancada governista no Congresso - em especial na Câmara - além de impedir o desembarque do PMDB no Governo. Lula janta hoje com os senadores peemedebistas e almoça na semana que vem com os deputados da legenda. Com os demais partidos, terá reuniões individuais a partir da próxima semana. Nestes encontros, estarão presentes os ministros de cada legenda, os líderes partidários, o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, e o próprio Lula.

- Demonstrou-se frágil demais o formato de reunião conjunta. Cada legenda tem seus problemas específicos - justificou o vice-líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS).

O novo formato de reuniões foi decidido na tarde de quarta, em uma reunião no Planalto. Estavam presentes, além de Beto Albuquerque, o líder do governo na Câmara, Professor Luizinho (PT-SP), e Rebelo. No meio do encontro, o presidente Lula apareceu, também preocupado com a paralisia nas votações.

- Será a oportunidade de cada legenda expor suas queixas, críticas e problemas - acrescentou.

A rearticulação política não pára por aí. A intenção é manter uma reunião mensal de todos os líderes com o presidente, além da retomada dos encontros do Conselho Político, composto pelos presidentes de partidos. Lula também expôs seu descontentamento com a baixa produtividade do Congresso na noite de ontem, durante jantar na casa do jornalista Armando Rollemberg.

Lula conversou com os presidentes da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Desabafou sobre a demora em ver suas decisões cumpridas pela máquina pública. Diante da televisão, Lula se impacientava com outro exemplo explícito de desarticulação: a seleção brasileira, que foi derrotada pelo Equador por 1x0. A alegria foram o faisão ao molho de amoras e o marreco com damasco, servidos por Rollemberg.

A reeleição para as Mesas Diretoras do Congresso, outro ponto nevrálgico que vem emperrando as votações em plenário, não poderia ficar fora do jantar de Lula com Sarney e João Paulo. O presidente do Senado não está convencido da necessidade de desistir da proposta. Na Câmara, João Paulo foi obrigado a garantir, em plenário, que o assunto está encerrado. Diversos partidos da bancada de apoio ao Planalto já fecharam questão contra a matéria.

- Isso é uma loucura, este assunto está morto - confirmou um aliado fiel.

Ontem, não houve votações na Câmara. A pauta avança a passos de cágado. Na noite de quarta, apenas a medida provisória que moderniza o parque industrial brasileiro foi aprovada. João Paulo estava mais tranqüilo ontem, e garantiu que será possível terminar as votações antes do fim do ano.