Título: Suéter vira marca registrada
Autor: Clara Cavour
Fonte: Jornal do Brasil, 21/01/2006, Internacional, p. A8

LA PAZ - A marca registrada do presidente Evo Morales já está conhecida. É o estilo casual de se vestir, demarcado pelo suéter de lã de alpaca usado em todos os encontros com chefes de Estado no recente giro pela Europa e China. Empresários bolivianos notaram o interesse em torno da indumentária - especula-se que Morales usará o casaco vermelho, com listas brancas e azuis, inclusive na cerimônia de posse, amanhã - e começaram a fabricar e vender o produto no país.

A tecelagem Punto Blanco é uma delas. Os suéteres, de acordo com a empresa, serão vendidos como ''símbolo do presidente''. Porém, como forma de ampliar o alcance das vendas, as cópias estão sendo produzidas em fibra sintética. Custarão nas lojas cerca de R$ 18.

O dono da empresa, Raul Valda, revelou que os telefones da confecção não param de tocar. São fãs do presidente aymara encomendando o casaco de imitação, afirma.

- A linha será batizada de ''Evo Fashion'' e esperamos que atraia os consumidores jovens - acrescenta.

Morales foi eleito com 54% dos votos no segundo turno, o maior índice de apoio a qualquer candidato desde que a Bolívia foi redemocratizada, nos anos 80. Geralmente, o segundo turno acontecia no Parlamento, onde os deputados escolhiam entre os dois mais votados quem iria governar o país - não necessariamente o líder do primeiro pleito.

Desde que ganhou as eleições, Morales visitou vários países, sempre recusando-se a adotar terno e gravata, o costume tradicional dos chefes de Estado. E o cocaleiro defende que não é preconceito. Alega que simplesmente não se sente à vontade com a roupa formal, usada por ele apenas uma vez: quando se formou no segundo grau.

O já famoso suéter listrado foi vestido nas reuniões com o presidente da China, Hu Jintao, da África do Sul, Thabo Mbeki, e com o premier espanhol José Luis Zapatero - eles, entretanto, estavam de terno e gravata. Para o encontro com o presidente francês, Jacques Chirac, Morales foi de camisa de manga. Com o amigo venezuelano Hugo Chávez, o suéter escolhido foi outro: escuro, de cor única e gola rolê.

Os trajes esporte de Morales podem ter causado espanto na alta cúpula, mas na Bolívia, são bem recebidos.

O cientista social Gonzalo Mendieta conta que o povo ficou impressionado com o fato de o líder cocaleiro não ter mudado seu estilo casual ao chegar ao poder.

- Não vejo Morales usando terno e gravata ou roupas às quais não esteja acostumado. Também não o visualizo portando ternos Armani, como é moda entre presidentes latinos. Isso seria muito mais criticado aqui na Bolívia - garante.